Congelamento de óvulos: como funciona

O congelamento de óvulos é uma técnica que permite preservar a fertilidade da mulher para que ela possa engravidar no futuro, já que muitas tem o sonho de engravidar, mas antes querem se estabilizar profissionalmente e realizar outros planos, e assim, aliviar um pouco a pressão de estar correndo contra o relógio biológico para quem quer postergar um pouco a gravidez.

Congelamento de óvulos: Fertilidade feminina X idade

Com o avançar da idade o número e a qualidade dos óvulos diminui e as chances de gravidez também.

Por isso, o congelamento de óvulos tem se tornado uma solução cada vez mais procurada.

Toda mulher nasce com um número limitado de gametas, que formarão os óvulos durante seus anos férteis.

Todavia, conforme a mulher envelhece, a qualidade dos gametas vai diminuindo, por isso, mulheres saudáveis que não desejam engravidar antes dos 35 anos podem congelar seus óvulos para preservar maior nível de fertilidade dos gametas femininos por serem mais jovens.

Isso permite que a paciente planeje o melhor momento na sua vida preservando maiores as chances de sucesso mais tarde.

Leia também: A relação entre o ciclo menstrual e a fertilidade

Afinal, o que é o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos é uma técnica que consiste em um procedimento em que são coletados óvulos maduros da mulher e submetidos ao processo de vitrificação, ou seja, armazenado em nitrogênio líquido a -196 graus negativos.

Para que seja feito o procedimento é preciso que a mulher faça diversos exames para avaliar sua saúde e reserva ovariana.

Posteriormente, são utilizados diariamente medicamentos injetáveis, aplicados por via subcutânea por cerca de 12 dias, que podem ser feitos pela própria mulher.

Essa medicação serve para estimular os ovários a produzir óvulos que são coletados e armazenados.

Para quem é indicado

O procedimento existe há mais de 15 anos, sendo mais indicado para mulheres que possuem algum problema que afeta ou afetará a saúde da reserva ovariana. Todavia, tem sido muito indicado também para outros casos, como congelamento de óvulos e doação de óvulos, tornando a uma técnica cada vez mais comum.

As principais indicações para realização do procedimento são:

  • Mulheres antes do 40 anos – recomendação antes dos 35 anos
  • Paciente com diagnóstico de câncer
  • Doenças auto imunes que possam comprometer os ovários
  • Problema de saúde que necessite a retirada dos ovários
  • Mulheres com histórico de menopausa precoce na família

O congelamento de óvulos é indicado para todas as mulheres que não desejam engravidar no momento atual ou em um futuro próximo.

Indica-se que o tratamento seja realizado até os 35 anos. Quanto mais jovem for realizado o congelamento, maiores as chances de uma gravidez no futuro. Isso não significa que não seja possível o congelamento após esta idade, mas as chances de sucesso  reduzem com o aumento da idade.

Como funciona a coleta?

A coleta é feita após a paciente receber anestesia superficial utilizando uma agulha acoplada ao um ultrassom endovaginal.

O procedimento dura em média 20 minutos e o número de óvulos maduros varia muito, pois além da coleta, o embrionista avalia se o conteúdo coletado são mesmo óvulos maduros perfeitos, e normalmente, não são todos aproveitados.

Os óvulos ficam armazenados por tempo indeterminado.

Então, você que pretende adiar o sonho da maternidade, o congelamento de óvulos acaba sendo uma alternativa.

Aqui na clínica Mantelli temos um profissional especialista que pode te ajudar.

Agende uma consulta clicando aqui.