Qual é a importância da vitamina D na gestação?

You are currently viewing Qual é a importância da vitamina D na gestação?

Você conhece a importância da vitamina D na gestação?

Nos últimos anos, diversos estudos científicos trouxeram evidências sobre o importância da vitamina D para nossa saúde. Veremos alguns deles ao longo deste artigo.

Conforme esse conhecimento se popularizou, também acabou ganhando alguns mitos… O principal deles é que vitamina D é modismo e não tem tanta importância quanto muitos médicos tanto defendem.

Quando, na realidade, a vitamina D conta com receptores em todas as células humanas. Assim, conta com influência enorme na saúde e no bem-estar.

Se a vitamina D já é fundamental para o organismo de todas as pessoas, para a mulher que está grávida é ainda mais. Para que a vitamina D chegue até o bebê, precisa em primeiro lugar estar abundante no organismo materno.

Hoje, vamos saber quais os principais benefícios da vitamina D na gestação e por que a suplementação é tão importante.

Vitamina D: importante desde a concepção

A vitamina D conta com importante papel no sistema reprodutor feminino e também no sistema reprodutor masculino. Já falamos neste artigo sobre a relação da vitamina D e a fertilidade.

Atualmente, estudos mostram também que a mulher com os níveis adequados de vitamina D aumenta as chances de conseguir a gestação nas tentativas e, ao engravidar, tem menores chances de contar com perda gestacional.

A vitamina D melhora a qualidade da ovulação, previne aborto de repetição, pré-eclâmpsia e parto prematuro. 

Durante a gestação, a imunidade da mulher que suplementa a vitamina D também fica muito mais alta, o que evita diversas doenças e infecções. Além disso, também vai sentir-se muito mais disposta.

Enquanto isso, o bebê também pode sofrer com a falta de vitamina D caso não esteja concentrada em níveis ótimos.

Após o nascimento, alguns dos reflexos da deficiência dessa vitamina ocasionam em raquitismo, crescimento ósseo afetado e até alergias.

Além disso, esse estudo relaciona que bebês com deficiência de vitamina D ao longo da gestação contam com maior propensão de sofrer com problemas comportamentais ao longo da infância.

Por que suplementar?

A suplementação na gestação é muito importante.

Por melhor que seja a alimentação da mãe, infelizmente, os alimentos atualmente não concentram todos os nutrientes como há alguns anos. Também precisamos lembrar que a necessidade da gestante pela vitamina D é redobrada pelo

No caso da vitamina D, sua obtenção é pela exposição aos raios solares.

Como sabemos, em nosso dia a dia, temos cada vez menos contato com o sol e, quando isso acontece, o uso de cosméticos com fator de proteção bloqueia a absorção dos raios pela pele.

Portanto, suplementar a vitamina D é essencial. No entanto, não recomendamos usar os multivitamínicos de farmácia ou mesmo a vitamina D isolada.

É muito importante que um médico peça um exame e avalie a necessidade de suplementar essa e outras vitaminas, nutrientes e minerais essenciais. A dose deve ser personalizada para que o organismo consiga absorver de maneira eficiente.

Espero que este artigo ajude a esclarecer a importância da vitamina D para gestantes. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Aula gratuita sobre vitaminas e suplementos na gestação

Assunto de vital importância para toda mulher que está grávida ou se prepara para engravidar.

A saúde do bebê começa muito antes da concepção e do nascimento.

É por isso que toda grávida precisa garantir os nutrientes necessários à formação do bebê.

A alimentação saudável é fundamental e a suplementação completa a nutrição, favorecendo o desenvolvimento de todas as áreas do bebê.

Preparamos uma aula exclusiva e 100% gratuita sobre Vitaminas e Suplementos que toda grávida precisa. Para acessar, basta clicar abaixo:

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.