Como funciona a suplementação na gestação?

Como funciona a suplementação na gestação?

Muito ouvimos falar sobre a suplementação na gestação, no entanto, continua como um tema ainda pouco esclarecido para a maior parte das mulheres.

Em geral, ainda existe confusão relacionada entre alimentação e suplementação.

A nutrição engloba ambos: prioriza a alimentação saudável e mais natural possível enquanto suplementa os nutrientes que encontram-se em baixos níveis na alimentação.

A gestação é o período da vida da mulher em que provavelmente ela mais precisa de um bom aporte de nutrientes.

Em primeiro lugar, para o organismo dela, que está gerando uma nova vida. E, por consequência, ela precisa desses nutrientes para repassar ao bebê e garantir seu bom desenvolvimento.

A ausência de algumas vitaminas e minerais ao longo da gestação podem ter consequências para a formação do bebê. Inclusive, é importante que seja realizada a suplementação antes mesmo da gestação.

Suplementos na pré-gestação

Quando a mulher já sabe que deseja ser mãe e está se preparando para engravidar, alguns suplementos já podem ser indicados e são muito importantes.

Além de garantir que o organismo está muito mais equilibrado para receber o bebê, a suplementação também contribui para a formação desse bebê em suas primeiras semanas de desenvolvimento, aquelas em que a mulher nem sabe que está grávida.

Exatamente nessas semanas, ocorre o fechamento do tubo neural, essencial para evitar problemas de má-formação.

Nesse período, caso exista a deficiência de ácido fólico, o bebê corre riscos de apresentar alguma má-formação.

Em geral, são as primeiras semanas que determinam muitos fatores que irão ocorrer ao longo da gestação. Quanto mais tranquilas e saudáveis forem essas primeiras semanas, melhor para o desenvolvimento do bebê.

Leia também: A importância da consulta pré-concepcional para os futuros pais

Ao longo da gestação

Quando a mulher já sabe que está grávida, os tipos de suplementos e quantidades podem variar de acordo com a fase gestacional, além das suas necessidades individuais.

Uma mulher que pesa 50kg precisa de nutrientes de forma diferente que uma mulher de 80kg pode precisar, assim como varia de acordo com a gestação gemelar, a idade, entre outras variáveis.

Assim, gosto de bater na tecla que a melhor suplementação é a personalizada.

As necessidades gestacionais também mudam. Por exemplo, no primeiro trimestre, o metilfolato é essencial. No entanto, outros suplementos são importantes para a formação dos ossos, das cartilagens, do cérebro e de outras partes importantes do organismo.

É por isso que o suplemento recomendado no início da gestação pode ser modificado ao longo da gravidez.

Além das mudanças de necessidades, é importante fazer o acompanhamento por exames para saber quais nutrientes estão em queda e precisam ser suplementados.

Espero ter esclarecido dúvidas sobre a suplementação na gestação.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube.

Aula gratuita sobre vitaminas e suplementos na gestação

Assunto de vital importância para toda mulher que está grávida ou se prepara para engravidar.

A saúde do bebê começa muito antes da concepção e do nascimento.

É por isso que toda grávida precisa garantir os nutrientes necessários à formação do bebê.

A alimentação saudável é fundamental e a suplementação completa a nutrição, favorecendo o desenvolvimento de todas as áreas do bebê.

Preparamos uma aula exclusiva e 100% gratuita sobre Vitaminas e Suplementos que toda grávida precisa. Para acessar, basta clicar abaixo:

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004