Quais os principais sintomas da gravidez?

Quais os principais sintomas da gravidez?

Você conhece os sintomas da gravidez?

Mais do que identificar uma possível gestação, é interessante prestar atenção a esses sinais para entender o que ocorre no organismo assim que a gravidez começa a se desenvolver.

Uma verdadeira reviravolta toma conta do corpo feminino quando o espermatozoide fecunda o óvulo. É por isso que a mulher sente-se tão diferente mesmo quando ainda não sabe da gestação.

Continue até o final para entender os principais sintomas da gravidez.

Atraso menstrual

Esse é o primeiro sinal percebido pela gestante. Uma vez fecundado o óvulo, ele não envelhece e a menstruação não é liberada. Portanto, logo nos primeiros dias de atraso, é comum que a mulher busque realizar o exame de farmácia.

Preste atenção nesse ponto. O ideal é aguardar, no mínimo, 10 dias de atraso menstrual. Um prazo inferior a esse pode indicar no exame um falso positivo. Afinal, os níveis do hormônio Beta HCG ainda não estão suficientes para detectar a gravidez.

Mudanças no corpo

A mulher também encontra alguns sinais em seu corpo. As mamas ficam maiores e mais sensíveis e as chances de escurecimento dos mamilos são bem altas.

Isso ocorre devido ao aumento da irrigação de sangue na região dos seios.

Também é comum sentir secura e inchaço nos olhos, com alguma sensibilidade à luz. Não é raro que o grau dos óculos aumente e tenha dificuldade em utilizar lentes de contato.

As mudanças hormonais também podem trazer sangramento das gengivas. Outro sinal bem sugestivo dessas alterações é o aumento da frequência da vontade de urinar.

Leia também: Enjoo na gravidez? Pode ser hiperêmese gravídica

Sensações emocionais

As mudanças hormonais também bagunçam as emoções da mamãe. Aqui, os sintomas são bastante semelhantes àqueles da TPM. Vontade de chorar, instabilidade emocional, sono excessivo, rejeição a cheiros e desejo de comer alimentos que não fazem parte do dia a dia são situações muito comuns no primeiro trimestre.

Preste atenção. Cada sinal é apenas sugestivo indicador de uma gestação, ou seja, indica a possibilidade. Para confirmar as suspeitas, é preciso realizar o exame beta HCG. Esse exame não apenas vai apontar se existe uma gravidez em curso ou não, como também em que níveis estão concentrados.

Vale a pena repetir esse exame a cada 2 dias para saber as doses concentradas do hormônio beta HCG e saber se a gestação está fluindo de forma saudável. O ideal é que o valor da dose dobre a cada 48 horas. Portanto, esse exame vai muito além do positivo ou negativo.

Eu espero que este artigo ajude você a entender mais sobre os sintomas da gravidez.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004