Será que toda grávida precisa de suplementação?

You are currently viewing Será que toda grávida precisa de suplementação?

Uma dúvida que recebemos quase que diariamente é sobre a suplementação na gestação. Muitas mulheres ficam em dúvida se toda grávida precisa suplementar nutrientes.

E a resposta é: CLARO QUE SIM!

Infelizmente nos dias de hoje não conseguimos todos os nutrientes necessários apenas com a alimentação. 

Por mais que você tenha uma alimentação extremamente balanceada, os alimentos mudaram ao longo dos anos. E a quantidade de nutrientes em cada um também. Então, é muito difícil ter saúde e equilíbrio sem suplementar.

Motivos da suplementação

Uma gestante tem uma nova vida se desenvolvendo dentro dela. Então, quando falamos que toda grávida precisa suplementar, é justamente por isso.

Esse novo ser que se forma dentro de uma gestante precisa de muitos nutrientes para seu desenvolvimento, e ele puxa isso tudo da gestante.

Ou seja, a grávida, mais que ninguém, deve ter uma reserva adequada de nutrientes. Essa reserva vai garantir para o bebê uma nutrição e um desenvolvimento adequado, diminuindo muito as chances de problemas de saúde no futuro.

Leia também::: A importância da saúde emocional na gestação

Alimentação e suplementação

Muita gente confundo alimentação com suplementação. Eles são temas comumente confundidos. 

O primeiro refere-se à alimentação da mulher. E em todas as fases da sua vida, como qualquer ser humano, ela deve manter uma alimentação balanceada e que privilegie todos os grupos alimentares.

Ao se alimentar corretamente, ela estará ingerindo o máximo de nutrientes necessários para o desenvolvimento e fortalecimento do seu corpo. Mas na gestação isso apenas não é necessário. Às vezes determinada vitamina ou mineral não é consumido adequadamente.

Aí que entra a necessidade da suplementação. Ela vai garantir que a dose certa de nutrientes sejam ingeridos.

Aliás, é na gestação que a mulher mais precisa de um bom aporte de nutrientes.

Aliás, um ponto importante é que a ausência ou mesmo baixos níveis de determinadas vitaminas e minerais ao longo da gestação afetam a formação do bebê. 

Dessa forma, é super importante que a suplementação comece antes mesmo da gestação.

Quais suplementos são necessários?

Além disso, é importante lembrar que a suplementação deve iniciar, preferencialmente, antes mesmo da gestação. Todo casal tentante deve procurar seu médico de confiança, e ele baseado em exames, irá indicar os suplementos necessários.

Dessa forma, o corpo da mulher já vai se preparando para a gestação, se fortalecendo para que possa proporcionar ao bebê o melhor desenvolvimento.

Muitas pessoas falam sobre a suplementação do ácido fólico. Ela é de fato importante, mas também não é o único elemento necessário. Mas existem vários outros, como o iodo, colina, magnésio, que também devem ser consumidos.

Ou seja, várias outras suplementações, vários outros nutrientes, vitaminas e minerais, são super importantes para a gestação e para um bom desenvolvimento fetal. 

Outro exemplo é a vitamina D. Ela exerce um papel fundamental na gestação. 

Mas quando falamos em programação metabólica, é exatamente isso. Ou seja, dar a essa mulher a quantidade de nutrientes necessários para prevenção de doenças futuras nesse bebê e também a problemas relacionados a gestação. 

Leia também::: Qual é o papel do obstetra no preparo pré-concepcional?

Toda grávida precisa suplementar

Como fica claro, a suplementação na gestação é importantíssima. Mas como mencionei, ela também deve começar antes mesmo da concepção.

Portanto, preparar o corpo feminino para gerar uma nova vida é um passo importante para o pleno desenvolvimento do bebê e para sua saúde futura.

No nosso curso Bebê Genial abordamos muito sobre essa parte de gestação, parto, pós-parto, amamentação. Falamos também muito sobre essa questão, de que toda grávida precisa suplementar. 

Espero que tenha gostado do artigo e suas dúvidas tenham sido tiradas. E para mais informações, confira o vídeo sobre o tema que publicamos no nosso canal! É só dar o play abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.