Saiba como formar a saúde do seu bebê antes mesmo da concepção

You are currently viewing Saiba como formar a saúde do seu bebê antes mesmo da concepção

O sonho de uma família unida e feliz já tomou conta do seu coração?

Então, é com você que queremos falar. Descubra neste artigo quais cuidados você precisa ter para aumentar a sua família em amor e com muita saúde.

Ao planejar ou descobrir uma gravidez, os pais escolhem a dedo o enxoval. Escolhem as cores e os móveis do quartinho. E as escolhas seguem por toda a vida!

Enquanto a criança não tem maturidade para escolher, essa é uma grande responsabilidade dos pais. E se você soubesse que cada escolha sua hoje mesmo vai influenciar toda a vida do seu filho?

Talvez, faça pouca diferença daqui a 10 anos o modelo ou a cor da saída de maternidade. Mas, tenha certeza que o seu cuidado com a saúde fará um bem enorme para seu filho por muito tempo.

Tudo que pai e mãe fazem antes de engravidar moldam a saúde física e mental dessa criança. Isso inclui, portanto, desde o relacionamento entre casal até o seu estilo de vida.

Então, preste muita atenção. Ao final da leitura, você vai saber o que influencia na saúde do seu filho e no bem-estar da sua família ainda antes da gestação.

Planejar a gravidez pode significar a união da família

O planejamento familiar é um assunto que faz parte de muitas campanhas de conscientização. O ideal é que o casal defina logo no início da vida a dois quantos filhos deseja ter e em que momento eles devem vir.

Bem, tudo isso é uma grande verdade. Não somente para a família ter condições de oferecer o quarto mais bonito, a melhor escola e o melhor lazer.

Também tem a ver com oferecer a melhor saúde física e emocional para esse bebê.

E essa saúde têm mais impactos na vida em família do que você imagina…

Não é por acaso que um quinto dos casais se divorciam até o primeiro ano de vida do bebê

Essa foi a conclusão de um estudo realizado com 2 mil pais e mães no Reino Unido. Pelo menos metade dos casais relatou discutir mais após o nascimento do filho. Um terço dos casamentos ficam abalados nesse período e um quinto desses casamentos termina.

O estudo detectou que a falta de comunicação foi o motivo mais citado pelos casais para justificar o fim do casamento. Além disso, 30% reclamou que a vida sexual e o carinho diminuíram após a chegada do bebê.

Isso pode acontecer principalmente porque os pais não se preparam psicologicamente para maternidade e paternidade.

Imagine a frustração de descobrir que o filho tão desejado, em vez de unir ainda mais o casal, na verdade abalou o casamento. Essa é a realidade de muitos casais. E o pior: tudo isso influencia diretamente na saúde emocional do bebê.

Os impactos do psicológico dos pais em seus filhos

Enquanto a mulher está grávida, as pessoas imaginam o feto em desenvolvimento completamente alheio a todo o turbilhão emocional que o casal passa.

Esse é um grande engano!

Logo no 10º dia de vida, a primeira célula cerebral do bebê é formada. Na 3ª semana, as primeiras memórias emocionais são registradas.

Note: tudo isso muito antes da mulher tomar consciência que está gestando uma vida.

Quando os pais tratam a gestação como um “susto”, isso fica registrado nas suas memórias celulares. Toda situação de estresse vivida pela mãe ativa hormônios estressores que afetam o bebê diretamente.

Se a gravidez era inesperada, ou mesmo os pais rejeitam essa condição… O bebê absorve tais sensações em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Na 5ª semana de vida intra-uterina, quando a gravidez ganha chances de ser descoberta, o bebê já registra as vibrações de tudo que o rodeia. Isso ajuda a reconhecer as vozes dos pais e as músicas preferidas deles lá pela 18ª semana, quando o sistema auditivo fica formado.

E por aí seguem as influências externas a esse bebê que está em silenciosa formação nas profundezas escuras do útero.

Tudo isso apenas durante as primeiras semanas… Já pensou durante toda a gestação?

É por isso que consideramos o período áureo do desenvolvimento do ser humano.

Para auxiliar papais e mamães nesse processo de receber o bebê é que criamos o Curso Bebê Genial. Um treinamento 100% on-line para auxiliar famílias a conduzir a gestação com mais confiança e segurança.

Para conhecer, basta clicar no botão abaixo:

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.