Relação sexual promove benefícios para a saúde?

You are currently viewing Relação sexual promove benefícios para a saúde?

A relação sexual e a sexualidade fazem parte da vida. Além da reprodução, o sexo proporciona alguns benefícios para a saúde.

Os benefícios da relação sexual vão desde a redução dos níveis de estresse até a redução do risco de câncer e ataques cardíacos. 

Também facilita o vínculo e os sentimentos de intimidade com seu parceiro. Esse tipo de conexão  também reduz a ansiedade e melhora sua saúde geral.

No artigo abaixo, falamos mais sobre os benefícios que a relação sexual tem para a saúde. Confira!

Melhora a saúde do coração

Assim como qualquer atividade física, a relação sexual saudável é boa para o coração. Um  estudo publicado em janeiro de 2015 no American Journal of Cardiology descobriu que homens que faziam sexo duas vezes por semana ou mais tinham menos risco de doenças cardiovasculares, como derrame ou ataque cardíaco, do que aqueles que tinham relações sexuais uma vez por mês ou menos.

Além disso, para aqueles que se preocupam com o fato de o esforço envolvido ser uma ameaça ao coração, a Declaração Científica sobre Atividade Sexual e Doenças Cardiovasculares da American Heart Association  diz que fazer sexo é seguro para pessoas que podem se exercitar sem problemas cardíacos na faixa de 3 a 5 equivalentes metabólicos (METs). 

METs são uma medida da energia (calorias) gasta durante uma atividade. Exercitar a 3 METs é quase o mesmo que caminhar em um ritmo moderado, enquanto 5 METs é como um exercício aeróbio de baixo impacto.

Leia também::: Como manter a vida sexual ativa?

Menos estresse e pressão arterial mais baixa

A relação sexual pode ajudar a aliviar o estresse, aumentando as endorfinas e outros hormônios que aumentam o humor. 

Como forma de exercício, também pode ajudar a acalmá-lo. Além disso, um estudo publicado na revista Biological Psychology descobriu que a atividade sexual previne o aumento da pressão arterial durante eventos estressantes. 

Embora esse efeito tenha sido mais pronunciado em pessoas que fizeram sexo com penetração, a relação sexual não penetrante e a masturbação também podem ajudar a relaxar.

Redução do risco de câncer de próstata

Um  estudo publicado na revista European Urology descobriu que os homens que ejaculam mais de 21 vezes por mês, em comparação com aqueles que o fazem quatro a sete vezes por mês, tinham 20% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata. 

Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar essa ligação, parece que os homens que ejaculam regularmente podem reduzir o risco de câncer de próstata. 

Melhor noite de sono

De acordo com a National Sleep Foundation, os orgasmos liberam o hormônio prolactina, que pode ajudar você a se sentir sonolento e relaxado. 

Portanto, não se surpreenda se você e seu parceiro cochilar logo após uma sessão satisfatória — e acordar sentindo-se revigorado. 

Essa conexão do sono também funciona ao contrário: de acordo com um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, dormir o  suficiente pode melhorar sua resposta sexual e pode aumentar a chance de você ter relações sexuais regularmente. 

Os pesquisadores descobriram que quando as mulheres dormiam por longos períodos de tempo, elas relatavam maior desejo sexual no dia seguinte.

Sistema imunológico mais forte

Em um estudo sobre imunidade em pessoas em relacionamentos amorosos, pessoas que faziam sexo frequente (uma a duas vezes por semana) tinham mais imunoglobulina A (IgA) em sua saliva. 

Pessoas que faziam sexo pouco frequente (menos de uma vez por semana) tinham significativamente menos IgA.

IgA é o anticorpo que desempenha um papel na prevenção de doenças e é a primeira linha de defesa contra o papilomavírus humano, ou HPV.

Leia também::: Qual é a diferença entre vaginismo e vulvodínia?

Cuide de você e da sua saúde

A relação sexual é uma parte importante da vida e do bem-estar geral. Nos relacionamentos, os orgasmos desempenham um papel significativo na ligação. 

Mas benefícios físicos e emocionais, como redução do risco de doenças cardíacas, melhora da auto-estima e muito mais, podem advir da prática de sexo.

Você ainda pode ter benefícios semelhantes sem sexo. Por exemplo, envolver-se em outras atividades prazerosas como exercícios, interagir com um animal de estimação e ter uma forte rede de amigos pode potencialmente oferecer os mesmos benefícios. 

A relação sexual é apenas uma forma de melhorar sua qualidade de vida. Mas se o sexo faz parte da sua vida, devido a um relacionamento ou desejo, é importante ser capaz de se comunicar e sentir satisfação sexual. 

Portanto, lembre-se também que a relação sexual tem que ser uma atividade prazerosa para o casal. E para mais dicas e informações sobre sexualidade e saúde, se inscreva em nosso canal do Youtube!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.