Qual o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

You are currently viewing Qual o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Seu teste de gravidez deu resultado positivo? Meus parabéns! Você está grávida e dentro de alguns meses você será mamãe!

Porém, existem umas coisinhas que você deve saber. Caso você tenha realizado somente um teste de gravidez feito em farmácia, será necessário fazer também um teste chamado beta-hCG.

Para explicar mais sobre o teste de gravidez, quais os tipos e também qual o melhor momento de realizá-lo, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o teste de gravidez?

O teste de gravidez é um teste que permite à mulher saber se está grávida ou não. Esse tipo de teste pode ser qualitativo, quando indica simplesmente sim ou não, ou quantitativo, se dá o nível exato do hormônio.

Mas em ambos os casos, o hormônio analisado é conhecido como beta-hCG (gonadotrofina coriônica humana), liberado pelo embrião a partir de sua implantação no útero.

Durante o primeiro trimestre da gravidez, o nível do hormônio hCG aumenta progressivamente. Portanto, é recomendável esperar cerca de duas semanas após a concepção para fazer o teste de gravidez. Por outro lado, se a mulher fizer o teste antes, o resultado pode não ser confiável.

Leia também::: Como saber que chegou a hora do parto?

O exame beta-hCG

O exame beta-hCG pode ser realizado no sangue ou na urina, para que possamos definitivamente confirmar a gravidez, visto que os testes realizados em farmácia são muito inespecíficos e muitas vezes apresentam falhas em seu resultado.

O beta-hCG sérico (no sangue) apresenta um resultado “positivo” a partir de aproximadamente sete dias após a fecundação. Isso acontece mesmo antes de você ter apresentado atraso na sua menstruação, sendo portanto um teste muito específico e de resultado confiável.

O beta-hCG urinário (na urina) apresenta um resultado “positivo” a partir de aproximadamente 10 a 12 dias após a fecundação.

Ele também é eficaz, também antes de você apresentar atraso na sua menstruação, sendo igualmente ao beta-hCG sérico um exame com resultado muito confiável.

Quantitativo e qualitativo

O beta-hCG divide-se ainda em qualitativo e quantitativo. O qualitativo é o que apresenta resultado como “positivo” ou “negativo”.

E o quantitativo expressa o resultado em números, ou seja, consideramos como um teste “positivo” para gravidez valores superiores a 25mUI/ml. 

Este valor de corte pode variar de laboratório para laboratório dependendo do kit usado para realizar o exame. Consulte sempre o seu obstetra para que ele interprete corretamente o seu exame.

Além disso, dependendo do valor que der o seu teste de beta-hCG quantitativo, podemos estimar o tempo de gestação que você apresenta.

Veja na tabela abaixo a correlação entre os valores de beta-hCG quantitativo e a sua correspondente idade gestacional:

IDADE GESTACIONALVALOR DO BHCG em mUI/ml
Até 01 semana de gestação25 a 50
01 a 02 semanas de gestação50 a 500
02 a 03 semanas de gestação100 a 5.000
03 a 04 semanas de gestação500 a 10.000
04 a 05 semanas de gestação1.000 a 50.000
05 a 06 semanas de gestação10.000 a 100.000
06 a 08 semanas de gestação15.000 a 200.000

Lembramos novamente que é de extrema importância que o seu obstetra veja e interprete de forma correta qualquer um dos testes que você tenha realizado. 

Falso negativo no teste de gravidez

É importante esperar pelo menos os dias indicados acima para que o teste de gravidez ofereça um resultado confiável. 

Mas como mencionamos, a quantidade de beta-hCG aumenta desde o momento em que o embrião se implanta na cavidade uterina até aproximadamente o final do primeiro trimestre.

Durante os primeiros dias de desenvolvimento, o nível de beta-hCG é baixo. Portanto, se o teste de gravidez for realizado precocemente, pode oferecer um resultado falso negativo apesar de estar grávida.

Afinal, os níveis hormonais ainda não atingiram os níveis necessários para que seja detectado pelo teste.

Pelo mesmo motivo, se o teste de gravidez for negativo, mas a mulher suspeitar que está grávida por apresentar alguns sintomas, é aconselhável aguardar alguns dias antes de repetir o teste. 

É possível, especialmente se você tiver ciclos menstruais irregulares, que a mulher tenha engravidado mais tarde do que o estimado e, desta forma, os níveis de hCG terão tempo para aumentar para níveis detectáveis ​​pelo teste em caso de gravidez.

Assista também::: Quais suplementos usar para engravidar?

Cuide da sua saúde

Já falamos aqui outras vezes sobre a importância do preparo pré-gestacional. Se você pretende engravidar, é muito importante preparar seu organismo para que o desenvolvimento do bebê ocorra da melhor forma possível.

Para saber como fazer isso, bem como tudo o que ocorre antes, durante e depois da gestação, confira nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo. Por meio dele, você terá mais conhecimento e o que fazer para uma gestação tranquila e segura.

Por fim, esperamos que tenham gostado do artigo sobre qual o melhor momento de fazer o teste de gravidez. Um abraço e até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.