Será que existe uma melhor posição para engravidar?

You are currently viewing Será que existe uma melhor posição para engravidar?

Muitas pessoas têm teorizado sobre este assunto por muito tempo. Inclusive, se você der uma busca no Google sobre posição para engravidar, encontrará várias respostas.

Mas o fato é que tudo não passa de um grande mito criado ao longo dos anos, em que determinada posição na hora da relação sexual seria melhor que outra.

Inclusive, outra “teoria” está relacionada às probabilidades aumentadas de conceber um bebê menino ou menina. 

Como as dúvidas sobre o tema são várias, preparei o artigo abaixo com algumas informações que podem ser bastante úteis se você ainda tem dúvidas sobre posições para engravidar. Confira!

A posição sexual interfere na concepção?

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. 

Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação. 

Para quem apresenta o ciclo menstrual regular pode ser mais tranquilo, mas, mesmo para quem não tem, o ideal é observar seu corpo com atenção para saber corretamente quando é o período ovulatório. 

Assim, a gestação pode acontecer com mais facilidade e rapidez, de forma natural.

Leia também::: Como a meditação ajuda no desenvolvimento do bebê

Existem posições para conceber um menino ou uma menina?

Ouvimos superstições que nossas avós nos contam sobre diferentes maneiras de saber se você está carregando um bebê menina ou menino. 

Mas a verdade, como você deve ter adivinhado, é que não há absolutamente nenhuma maneira de determinar qual posição sexual pode resultar em um menino ou menina. 

Faltam evidências científicas e, apenas indo pela biologia reprodutiva, não há como saber! Tudo depende do acaso e do destino. 

E não é muito melhor esperar e se surpreender durante o parto? É mais uma coisa pela qual esperar quando seu filho chegar!

O orgasmo feminino ajuda na concepção?

É óbvio que os homens precisam atingir o orgasmo para que a gravidez ocorra, mas não há evidências que comprovem que o orgasmo feminino alcançará a concepção mais rápido ou melhor. 

O colo do útero precisa se contrair ligeiramente para que o espermatozoide que entrou possa viajar para dentro para que a concepção ocorra. 

Mas o fato é que essas contrações podem ser alcançadas mais facilmente se a mulher atingir o clímax. 

Dito isto, o orgasmo faz com que a mulher se sentir relaxada, feliz e garante prazer e diversão ao invés de apenas tornar isso uma rotina. 

Mas o fato de você e seu parceiro desfrutarem do sexo é crucial para uma vida sexual feliz e amorosa e para a vida em geral. 

Leia também::: A importância de conversar com o bebê antes do parto

A saúde antes da posição para engravidar

O que precisa ficar claro é que, mais que acreditar que determinada posição para engravidar é melhor que outra, o que precisa estar em dia é a saúde do casal.

Por isso, é fundamental que os casais tentantes procurem manter hábitos saudáveis e realizem o preparo pré-gestacional.

Desse modo é possível obter maior sucesso na concepção, independente da posição escolhida na hora da relação sexual.

Mas esperamos que as dúvidas sobre a melhor posição para engravidar tenham sido esclarecidas. 

E para descobrir tudo que ocorre antes, durante e depois da gestação que afeta diretamente na formação física, psíquica e comportamental do bebê, conheça nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.