Quais os suplementos essenciais na gestação?

You are currently viewing Quais os suplementos essenciais na gestação?

Os suplementos na gestação integram uma estratégia utilizada para auxiliar nos níveis nutricionais da gestante e do bebê. 

Por isso, esse assunto desperta muita curiosidade e deve ser realmente entendido com clareza para que as gestantes possam fazer uso correto e aproveitar os benefícios da suplementação na gestação. 

Entre as dúvidas mais comuns em relação a suplementos na gestação está quais são e quais as doses ideais. 

Para explicar esses detalhes, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Importância dos suplementos na gestação

Em primeiro lugar, vale lembrar que os suplementos são necessários para o bom desenvolvimento do bebê, mas não apenas na gestação. 

Ou seja, eles devem estar presentes em todo o processo de tentativas. Isso porque são uma maneira de melhorar consideravelmente a qualidade ovulatória da mulher. 

Falamos bastante do ácido fólico, mas ele não é o único suplemento necessário. Tem ainda a vitamina D, o zinco, o selênio. São muitos. 

Por isso, o ideal é que você faça exames e, a partir dos resultados, o médico indique os melhores, de acordo com a necessidade do seu organismo. 

A suplementação pré-gestacional e durante a gravidez de forma personalizada visa evitar uma série de alterações no bebê e é o que chamamos de programação metabólica fetal.

Leia também::: Como suplementar corretamente o ácido fólico na gestação?

Ao longo da gestação

Quando a mulher já sabe que está grávida, os tipos de suplementos e quantidades podem variar de acordo com a fase gestacional, além das suas necessidades individuais.

Uma mulher que pesa 50kg precisa de nutrientes de forma diferente que uma mulher de 80kg pode precisar. Assim como varia de acordo com a gestação gemelar, a idade, entre outras variáveis.

Assim, gosto de bater na tecla que a melhor suplementação é a personalizada.

As necessidades gestacionais também mudam. Por exemplo, no primeiro trimestre, o metilfolato é essencial. 

No entanto, outros suplementos são importantes para a formação dos ossos, das cartilagens, do cérebro e de outras partes importantes do organismo.

É por isso que o suplemento recomendado no início da gestação pode ser modificado ao longo da gravidez.

Além das mudanças de necessidades, é importante fazer o acompanhamento por exames para saber quais nutrientes estão em queda e precisam ser suplementados.

Leia também::: A pressão arterial baixa na gravidez é perigosa?

Dê o melhor desenvolvimento ao seu bebê

Além do ácido fólico, na forma de metilfolato, recomenda-se a suplementação de substâncias como iodo e sulfato ferroso, dependendo dos resultados de exames da gestante.

Além disso, outros nutrientes podem ser necessários, mas sempre de acordo com os exames feitos na gestante. É por isso que gostamos de dizer que a suplementação deve ser personalizada, de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Por fim, esperamos que tenham compreendido quais os suplementos na gestação e, para saber mais sobre como ter um pleno desenvolvimento na gravidez, conheça nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.