Quais são os procedimentos estéticos permitidos na gestação?

You are currently viewing Quais são os procedimentos estéticos permitidos na gestação?

A gravidez é um momento emocionante para toda mulher, que quer se sentir ainda mais bela para o momento. Por isso, há dúvidas sobre alguns procedimentos estéticos permitidos na gestação.

A maioria das mulheres ainda quer ter uma aparência e se sentir melhor enquanto estão grávidas. Mas, ao mesmo tempo, não quer colocar em risco a saúde de seu bebê em crescimento. 

Algumas mulheres passam por tratamentos estéticos regulares, como toxina botulínica ou depilação a laser antes da gravidez e querem saber quais procedimentos podem continuar a fazer com segurança.

No artigo abaixo, preparei uma lista com alguns procedimentos estéticos permitidos na gestação, e quais devem ser evitados. Vamos conferir?

Procedimentos estéticos permitidos na gestação

Claramente, a saúde do bebê em crescimento deve ser a principal consideração e os riscos devem ser pesados ​​contra os benefícios. 

Por exemplo, a falta de estudos controlados que abordem a segurança de muitos procedimentos cosméticos durante a gravidez sugere que é aconselhável adiar a cirurgia estética eletiva até depois do nascimento do bebê. 

A aplicação da toxina botulínica também. Afinal, também não há estudos que comprovem sua segurança durante a gestação e na dúvida, é melhor deixar para fazer sua aplicação após o parto.

Vale lembrar também que um grande número de mudanças ocorrem no corpo durante a gravidez, muitas das quais se resolvem naturalmente após o parto. 

Porém, algumas alterações relacionadas à gravidez como flacidez e pigmentação da pele, estrias e excesso de gordura podem levar a mulher a buscar procedimentos estéticos logo após o nascimento do bebê. 

O que pode ser feito

Os peelings mecânicos podem ser feitos sem qualquer problema no rosto da gravidinha. Mas o químico não, já que a substância usada por vir a afetar o bebê.

A drenagem linfática também é recomendada. Ela dá um alívio ao corpo da mulher e ajuda a diminuir o edema. A massagem relaxante também se aconselha, para aliviar a tensão e as dores lombares.

Cremes, hidrantes, filtro solar — use e abuse! Por conta das alterações hormonais, podem surgir algumas manchas na pele, que podem ser mais difícil de sair.

Com o filtro solar é possível evitar esse surgimento das manchas, e tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol, preferindo ficar exposta logo cedo ou no fim da tarde.

No caso das maquiagens, prefira as hipoalergênicas. Aquelas que antes não causavam alergia antes da gestação, podem causar alguma reação, e por isso é importante estar atenta.

A manicure também pode ser feita normalmente, tirar a cutícula. Mas lembre-se sempre de levar seu kit esterilizado, para não ter nenhum risco de contaminação ou infecção.

A pintura do cabelo pode ser feita, desde que usado um tonalizante, que não possui amônia em sua composição. 

No caso de luzes, podem fazer desde que fique distante ao menos 1 centímetro da raiz.

Leia também::: Entenda os riscos da exposição a ftalatos na gravidez

Cuide de você!

Como fica claro, diversos procedimentos estéticos são possíveis durante a gestação, para que a mulher siga se sentindo linda e bela.

Mas é preciso cuidar e evitar os excessos. E alguns dos procedimentos, na dúvida espere pelo fim da gestação, para garantir toda a sua segurança e também do bebezinho que vem se formando dentro de você!

Espero que tenha gostado do artigo sobre procedimentos estéticos permitidos na gestação e, para mais dicas e muita informação, conheça também nosso curso Bebê Genial. Para se inscrever, é só clicar no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.