Miomas e gravidez: é possível engravidar de forma saudável?

You are currently viewing Miomas e gravidez: é possível engravidar de forma saudável?

Miomas e gravidez, qual é de fato sua relação. Ou melhor, é possível engravidar tento miomas no útero?

Essa é uma dúvida bastante comum que recebemos aqui no consultório e a resposta que dou é: DEPENDE!

Há vários fatores que podem influenciar, como localização, tamanho, grau de comprometimento do útero pelo mioma, entre outros.

Para explicar um pouco mais sobre esse tema de miomas e gravidez, preparei o artigo abaixo. Confira!

O que são miomas uterinos?

Miomas são crescimentos ou tumores benignos do útero. Eles são muito comuns e mais da metade das mulheres terá miomas em algum momento da sua vida até por volta dos 50 anos.

Dito isso, nem todos os miomas são sintomáticos. E a causa exata dos miomas é desconhecida.

Sabemos que hormônios e fatores genéticos provavelmente desempenham um papel no desenvolvimento de miomas. 

Provavelmente fatores ambientais também contribuem. Estamos começando a entender o impacto das toxinas ambientais em nossa saúde reprodutiva e a exposição a substâncias químicas que afetam o estrogênio também podem contribuir para o desenvolvimento desses tumores.

Também sabemos que existem certos fatores que aumentam o risco de desenvolver miomas uterinos, tais como:

Idade

Os miomas são mais comuns entre os 40-50 anos.  Eles são incomuns antes dos 20 anos de idade. Os miomas encolhem após a menopausa.

Raça

Miomas são muito mais comuns em mulheres negras. Além de ocorrerem com mais frequência, eles costumam crescer mais rápido. Além disso, as mulheres negras podem apresentar os sintomas mais cedo, geralmente por volta dos 30 anos.

Obesidade

A obesidade provavelmente aumenta o risco de miomas, embora sejam necessárias mais pesquisas. 

História familiar

Além disso, você tem um risco aumentado de desenvolver miomas se outras mulheres em sua família têm ou já tiveram miomas.

Miomas e gravidez

Como mencionei, diversos fatores influenciam na gravidez para mulheres que possuem miomas. E um fator que exerce grande influência é a localização.

Por exemplo, eles podem estar localizados dentro do útero, na camada mais interna, onde ficará o bebê. Quando isso acontece, o mioma disputará espaço com o bebê.

Ele também pode se formar dentro da musculatura do útero, ou então na parte externa.

Dessa forma, os que trazem complicação para a gravidez são os que estão na parte interna do útero, chamados de submucosos. 

E também os que são musculares, que são intramurais com componentes submucosos.

Mas esses são tipos de miomas que mais atrapalham para engravidar e podem ser um componente da infertilidade.

Como tratar

Os tratamentos são os mais variados. Vão desde tratamento clínicos, embolizações, até mesmo cirurgias para remoção.

Cada caso é um caso e precisa ser avaliado de forma individual. Portanto, o ideal é sempre procurar seu médico, para entender onde este mioma está localizado e qual papel está exercendo na infertilidade da mulher.

Espero que tenha gostado do artigo sobre miomas e gravidez. E viu também que é possível sim engravidar de forma saudável, mas para isso, tenha sempre acompanhamento médico.

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.