Pode parecer uma conversa boba ou unilateral, mas conversar com o bebê enquanto ele ainda está no útero ajuda você a construir um vínculo duradouro. Além do mais, isso ajuda em seu desenvolvimento.
Sua voz faz grandes coisas pelo seu bebê. Estudos mostram que conversar com o bebê antes do parto contribui para o seu desenvolvimento saudável.
O som da voz dos pais é considerado calmante, tanto no útero quanto quando você finalmente os conhece como um recém-nascido.
No artigo abaixo, apresentamos como conversar com o bebê antes do parto é importante. Confira!
Converse com o bebê
Cientistas registraram que bebês em gestação respondem claramente a diferentes vibrações e sons com mudanças em seus batimentos cardíacos ou padrões de movimento, e são particularmente sensíveis ao som da voz de suas mães.
Isso os levou a concluir que seu bebê ainda não nascido aprende a reconhecer e lembrar sua voz durante a gravidez.
Também significa que as conversas que você tem com sua barriga no terceiro trimestre estão lançando as bases para seu desenvolvimento social e emocional, bem como suas habilidades de linguagem e memória. Sua voz já está moldando sua compreensão do mundo.
Eles reconhecem sua voz
Embora conversar com o bebê no início de sua gravidez possa ajudá-la a se sentir mais perto de seu bebezinho, seus ouvidos não estarão totalmente desenvolvidos até por volta da 20ª semana
E seu sistema auditivo não se conecta ao cérebro até pelo menos um mês ou mais tarde. Mas a pesquisa mostrou que, embora alguns bebês reajam ao som já nas 24 semanas, a maioria começa a responder ao ruído externo entre 26 e 30 semanas.
Inclusive, os batimentos cardíacos fetais e de recém-nascidos diminuíram quando as mães falavam — um possível sinal de relaxamento.
Leia também::: Qual a importância da dieta no preparo para a gestação?
Como conversar com seu bebê?
O som da sua voz tem o efeito mais calmante sobre o seu filho ainda não nascido. Um estudo descobriu que os fetos respondem às vozes de suas mães diminuindo seus movimentos.
Também revelou que os batimentos cardíacos fetais e de recém-nascidos diminuem quando suas mães falam — um possível sinal de relaxamento.
Por isso, falar e cantar para a barriga pode ser uma ótima maneira de começar a construir um relacionamento com o bebê que vai nascer e pode trazer benefícios para você e para eles.
Incrivelmente, a ligação com sua barriga pode ajudar seu bebê a aprender. Mas se você não se sentir confortável com a ideia, não se preocupe.
Enquanto está no seu útero, o seu bebé ouvirá e sentirá as vibrações da sua voz sempre que falar com alguém.
Eles terão aprendido a reconhecer e ser consolados pela sua voz ao nascerem, mesmo que você não fale diretamente com eles.
Esse reconhecimento os ajudará a se relacionar com você e o som os fará sentir-se emocionalmente seguros por muitos anos.
Importância do papai
O papai precisa se esforçar um pouco mais para ser ouvido, mas se ele falar pertinho da barriga, isso pode ajudar seu bebê a reconhecer a voz dele também.
Um estudo fascinante com bebês prematuros (que provavelmente apresentam o mesmo desenvolvimento auditivo de um feto nos estágios posteriores da gravidez) mostrou que eles prestavam mais atenção a sons graves do que a sons agudos.
Também sabemos que bebês em gestação podem lembrar e reconhecer ruídos diferentes, então pais podem começar a construir seu relacionamento com os filhos antes de eles nascerem.
Incentivar o papai a falar sobre seu dia, hobbies ou interesses pode ajudá-la a se sentir mais envolvido em sua gravidez também.
E embora seu bebê ainda não entenda o que está sendo dito, é bom saber que no terceiro trimestre, pelo menos, ele está ouvindo e já conhecendo um pouco da família.
Leia também::: Como a meditação ajuda no desenvolvimento do bebê
Crie tais vínculos
Como fica claro, conversar com o bebê ainda na barriga não tem nada de bobo! Ao contrário, é fundamental para que ele já reconheça sua voz e fique mais calmo.
Além disso, também é importante para o momento do parto e também no pós-parto, quando ele já ouvirá vozes familiares e se sentirá seguro e protegido.
Espero que tenha gostado do artigo sobre a importância de conversar com o bebê antes do parto. E para aprofundar seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, conheça nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo!