Importância da vitamina C na gestação

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A vitamina C é importante para um sistema imunológico saudável. E, durante a gravidez, ajuda você e seu bebê a produzir colágeno para os tendões, ossos e pele. 

Para obter vitamina C suficiente durante a gravidez, coma frutas cítricas e vegetais ricos nesse importante nutriente. 

Como é bastante fácil obter vitamina C suficiente da dieta e da vitamina pré-natal, você provavelmente não precisa tomar um suplemento.

Mas, em alguns casos isso pode ser necessário, caso seus níveis estejam muito baixos. Para saber mais sobre a importância da vitamia C na gestação, confira o artigo que preparamos abaixo!

Importância da vitamina C 

Você e seu bebê precisam de vitamina C diariamente porque seu corpo a usa para produzir colágeno, uma proteína estrutural que é um componente da cartilagem, tendões, ossos e pele. 

A vitamina C também é importante para um sistema imunológico saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é essencial para o reparo de tecidos, cicatrização de feridas, crescimento e reparo de ossos e pele saudável. 

A deficiência materna também pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do bebê, conforme indicam estudos.

Ela ainda ajuda o corpo a combater infecções e atua como um antioxidante, protegendo as células de danos.

A vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro, especialmente de fontes vegetarianas.

Além disso, os sinais de deficiência de vitamina C incluem fadiga, inflamação das gengivas, cortes de cicatrização lenta, hematomas e pele seca.

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De quanta vitamina C a gestante precisa?

Mulheres grávidas precisam de mais vitamina C do que mulheres que não estão grávidas — e mulheres que amamentam precisam ainda mais.

Porém, a dose ideal deve ser recomendada pelo seu médico que lhe acompanha no pré-natal. 

Para isso, ele pode solicitar exames e com base nos resultados determinar qual dosagem é a mais indicada.

Principais fontes naturais

As frutas cítricas provavelmente vêm à mente — elas são especialmente ricas em vitamina C — mas as verduras e muitas outras frutas e vegetais também são excelentes fontes. 

Escolha alimentos frescos como sua fonte porque o calor pode destruir essa vitamina. Além disso, lembre-se de que alguns cereais e sucos são enriquecidos com vitamina C.

Ela também ajuda a maximizar a quantidade de ferro que você obtém de outros alimentos que ingere. 

Não esqueça que você precisa de muito mais ferro durante a gravidez e pode ser difícil conseguir o suficiente.

É por isso que é uma boa ideia tentar incluir alimentos ricos em vitamina C em todas as refeições. 

Mas isso é especialmente verdadeiro quando você ingere fontes vegetarianas de ferro, como feijão — a vitamina C pode ajudá-lo a absorver até seis vezes mais ferro.

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Tenha sempre acompanhamento médico

Durante a gestação, é fundamental o acompanhamento médico, para garantir a saúde da mamãe e o pleno desenvolvimento do bebê.

Além disso, o médico poderá avaliar seus níveis de nutrientes no corpo por meio de exames específicos, indicando a suplementação quando ela for necessária.

Esperamos que tenham compreendido a importância da vitamina C na gestação — e na nossa vida! E para saber mais sobre saúde, gestação e desenvolvimento saudável do bebê, siga nosso canal do Youtube!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.