Cuidados durante a gravidez de gêmeos

You are currently viewing Cuidados durante a gravidez de gêmeos

A gravidez de gêmeos é alegria em dobro para a família!

Mas, junto da felicidade, aumenta também a preocupação.

Em especial para as mamães e para os papais de primeira viagem que vão aprender a criar seus filhos de maneira muito mais intensa! Isso gera uma grande expectativa e ansiedade.

Antes de pensar na dinâmica das mamadas, horários de banho e sono, o casal costuma ficar preocupado em relação à gestação e ao parto.

Sim, os cuidados durante a gravidez de gêmeos são redobrados e exigem acompanhamento mais intenso de toda equipe médica.

Continue até o final para conhecer quais cuidados tomar durante a gravidez de gêmeos.

O pré-natal

O pré-natal da gestação de gêmeos é diferenciado e existe uma necessidade de ser acompanhado mais de perto.

O risco de algumas complicações são maiores em gestações gemelares, como a pré-eclâmpsia, diabetes, anemia e parto prematuro.

É importante ressaltar que em toda gestação é indispensável fazer o acompanhamento pré-natal e durante esse período, o obstetra programa uma série de exames e tratamentos para proteger a saúde da gestante e dos bebês.

Assim, é possível evitar complicações durante a gravidez e parto.

Mais da metade dos bebês gemelares nasce prematuro e, por isso, é preciso ter muita atenção durante a evolução da gravidez, cuidando para que se consiga chegar mais perto o possível da gestação a termo.

Leia também: Quais os tipos de gêmeos e o que influencia?

O decorrer da gravidez

A gestante que espera por gêmeos deve redobrar os seus cuidados.

Iniciando pela suplementação, que é ainda mais importante para que a mamãe garanta todos os nutrientes necessários ao seu organismo e também ao desenvolvimento dos bebês.

Manter a dieta saudável é importante, mas, não o bastante. Os níveis de cálcio, ferro e proteínas são ainda maiores.

Também a quantidade de exames costuma ser maior e com menor intervalo entre eles. Isso é necessário para acompanhar o desenvolvimento dos bebês e, assim, intervir com antecedência caso algum problema seja diagnosticado.

Além disso, é esperado que a gestante ganhe mais peso e tenha suas atividades mais limitadas que em uma gestação simples.

E o parto?

Diferente do que muita gente pensa, o parto cesáreo não é a única alternativa para a mulher grávida de gêmeos. Após todo o acompanhamento gestacional, caso os bebês estejam em posição de cabeça para baixo, com peso saudável e a bacia da mãe for favorável, o parto normal pode acontecer.

No entanto, a cesárea continua indicada nas situações clássicas de risco de sofrimento fetal, posições anômalas, baixo peso ou outros riscos para mãe e bebês.

A gestação gemelar apresenta taxas muito altas de parto prematuro, porém, é ao longo dos cuidados com a gestação que a prematuridade pode ser evitada.

O parto de gêmeos, assim como qualquer outro, pode ser humanizado. A mãe pode e deve ser acolhida em suas vontades, com respeito, sem a episiotomia e tendo o contato imediato com os bebês após o nascimento.

Todos os cuidados do parto humanizado, conforme já colocamos aqui, porém, com dois bebês.

O pós-parto: cuidados com a mãe

Um estudo de 2009 divulgado pela Pediatrics (da American Academy of Pediatrics) indicam que a gestante que espera gêmeos tem 43% mais chance de ter depressão pós-parto do que as demais.

Entre as principais causas da doença, podemos associar as maiores alterações hormonais e a nova rotina. Como gêmeos exigem cuidados em dobro, isso pode trazer grande ansiedade e estresse para a mãe.

Assim, a depressão pós-parto surge como reação comum frente a essa rotina.

Uma vez que os bebês se tornam o foco exclusivo das atenções, é fundamental dar assistência também à gestante antes e depois da gravidez.

Os principais sintomas são a dependência exagerada do parceiro, o sentimento de incapacidade para assumir o papel de mãe, a dificuldade de cuidar dos bebês, o isolamento e o choro excessivo e fácil. Esses sintomas podem variar muito de mulher para mulher. Por isso, qualquer alteração emocional deve ser observada atentamente.

É papel da família prestar atenção aos possíveis desequilíbrios emocionais dessa mãe e, caso necessário, comunicar ao médico e procurar auxílio.

A gravidez de gêmeos traz alegrias e desafios na mesma medida.

Esperamos ter esclarecido alguns dos principais cuidados.

Uma aula gratuita sobre suplementos na gestação

Assunto de vital importância para toda mulher que está grávida ou prepara-se para engravidar.

A saúde do bebê começa muito antes da concepção e do nascimento.

É por isso que toda grávida precisa garantir os nutrientes necessários à formação do bebê.

A alimentação saudável é fundamental e a suplementação completa a nutrição, favorecendo o desenvolvimento de todas as áreas do bebê.

Preparamos uma aula exclusiva e 100% gratuita sobre Vitaminas e Suplementos que toda grávida precisa. Para acessar, basta clicar abaixo:

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.