Atividade física melhora a qualidade do leite materno?

You are currently viewing Atividade física melhora a qualidade do leite materno?

Muitas mães têm dúvidas sobre exercícios e qualidade do leite materno. E ao contrário do que prega a crença popular, a mulher que amamenta deve sim realizar atividades físicas.

Além de melhorar a qualidade de vida da mamãe, a prática regular de exercícios físicos impacta positivamente na qualidade do leite materno ofertado ao bebê.

Ou seja, além de ficar comprovado de que se exercitar não reduz a oferta de leite, a prática regular ainda melhora a qualidade, permitindo ao bebê um melhor desenvolvimento.

Para saber mais sobre esta relação incrível entre atividades físicas e qualidade do leite materno, confira o artigo que preparamos abaixo!

Hidratação é fundamental

A pesquisa mostra que as mães que amamentam podem se exercitar sem arriscar uma queda na oferta. Parece não haver impacto na quantidade do leite materno produzido durante ou após o exercício. 

As mães que amamentam geralmente precisam de mais água do que as que não amamentam, e os exercícios podem aumentar ainda mais essa necessidade. 

Você pode priorizar a ingestão de água antes e depois dos exercícios e ao longo do dia, conforme sentir sede. Beber para saciar a sede geralmente é suficiente para a hidratação e para sustentar o suprimento de leite. 

Afinal, mais água não a ajudará necessariamente a produzir mais leite, então você não precisa beber um monte de água se não estiver com sede.

Leia também::: Importância da vitamina C na gestação

O que diz a pesquisa

Um novo estudo feito pelo Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio descobriu que até exercícios moderados durante a gravidez aumentam um composto do leite materno que reduz os riscos ao longo da vida de um bebê de graves problemas de saúde, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

Na pesquisa foram estudados ratos nascidos de mães sedentárias e os alimentaram com leite de mães que foram ativas durante a gravidez. 

Eles descobriram que os benefícios para a saúde de mães em boa forma foram transferidos para os filhotes, provando que eles foram, de fato, transmitidos pelo leite materno e não simplesmente características genéticas herdadas.

Os pesquisadores também acompanharam cerca de 150 mulheres grávidas e puérperas usando rastreadores de atividade e descobriram que aquelas que davam mais passos por dia tinham uma quantidade maior de um composto conhecido como 3SL em seu leite materno, que eles acreditam ser responsável por esses benefícios à saúde.

O aumento de 3SL não está necessariamente relacionado à intensidade do exercício, então mesmo exercícios moderados, como uma caminhada diária, são suficientes para colher os benefícios. 

Os exercícios também são ótimos para a sua saúde geral durante e após a gravidez, então qualquer coisa que você possa fazer para se movimentar irá beneficiar você e seu bebê.

Inclusive, como muitas mulheres não conseguem amamentar ou apresentam complicações que exigem repouso, os pesquisadores estão examinando se podem isolar esse composto benéfico encontrado no leite materno de mães ativas e adicioná-lo à fórmula infantil.

Este oligossacarídeo do leite humano teve um impacto significativo na prole saudável. Ser capaz de adicionar isso à fórmula pode trazer benefícios para os bebês quando as mulheres não podem amamentar.

Leia também::: A importância de conversar com o bebê antes do parto

Se exercite mais

Em resumo, todos os tipos de exercícios são bons para mamães que amamentam e seus bebês. 

Você pode começar com uma caminhada leve, uma breve corrida, praticar natação, ou outra atividade que sinta prazer.

Aliás, é importante também sempre conversar com seu médico, se não há qualquer restrição para suas atividades físicas após o parto, entre outros fatores.

E se for possível, se exercite! Com isso você terá mais qualidade do leite materno e seu bebê se desenvolverá de forma ainda mais plena!

Espero que tenham gostado do artigo sobre a relação entre atividade física e qualidade do leite materno. E para mais dicas e muita informação, conheça nosso curso “Bebê Genial”.

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.