Equipe multidisciplinar: suporte importante na gestação!

You are currently viewing Equipe multidisciplinar: suporte importante na gestação!

Contar com uma equipe multidisciplinar durante a gestação pode ser um grande diferencial para a saúde da mamãe e do bebê.

Já falamos aqui e também em nosso canal do Youtube e também nas redes sociais, sobre a importância do pré-natal e do papel do obstetra ao longo da gestação.

Mas contar com o suporte de outros profissionais também pode representar um papel preponderante na saúde da mamãe e do bebê.

Essa equipe pode ser formada pelos mais diferentes profissionais, e cada um terá uma função bastante específica durante a gestação.

No artigo abaixo, falamos um pouco mais sobre isso. Boa leitura!

Trabalho além do médico

A gestação é algo que não é um trabalho apenas do médico obstetra. Ela precisa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Essa equipe vai acolher a gestante em todas as suas necessidades. Afinal, ao longo da gestação a mulher pode ter uma série de alterações.

Por exemplo, ela pode ter um distúrbio metabólico e ter um diabetes gestacional. Aí entra a importância de um endocrinologista.

A gestante pode também ter um distúrbio tireoidiano, bastante comum na gestação. E mais uma vez entra em cena o papel do médico endocrinologista.

Algo que pode ocorrer ao longo da gestação é também a hipertensão, uma alteração cardíaca. Aí se mostra importante a presença de um médico cardiologista acompanhar essa mulher.

Leia também::: Quando é indicada a técnica de reprodução assistida?

Além das doenças

Mas é claro que a maioria das gestações transcorre sem maiores problemas, mas isso não elimina a importância da equipe multidisciplinar no seu acompanhamento.

Ou seja, é de suma importância também o acompanhamento de uma nutricionista. Por exemplo, ela vai elaborar um cardápio adequado, suplementações, probióticos, prebióticos, visando prevenir o surgimento de qualquer patologia em decorrência de uma alimentação inadequada.

Um fisioterapeuta é outro profissional que pode auxiliar a mulher ao longo da sua gestação. A fisioterapia pélvica durante a gestação é muito importante, principalmente visando o momento do parto normal.

Mas não podemos esquecer também da doula, uma profissional extremamente importante para o acompanhamento dessa gestante no momento do parto.

Ela vai cuidar da parte emocional não só durante a gestação, mas também durante o parto.

Poderíamos citar aqui ainda a psicoterapia (que oferece um suporte emocional), enfermeira obstetra, o educador físico, entre outros. Afinal, a mulher quando engravida tem inúmeras mudanças orgânicas em seu corpo.

O corpo muda de várias formas. A maior curvatura da coluna, há mudança no eixo gravitacional. E trabalhar a postura ao longo da gestação é outro ponto importante.

Leia também::: Benefícios da meditação na gravidez

Gestação com equipe multidisciplinar

Gestação é um momento único e sublime. E é também momento de buscar informações e tirar dúvidas, que nem sempre o obstetra possui respostas.

Portanto, aí entra a importância da equipe multidisciplinar, que cuidará de cada aspecto do seu corpo, permitindo que tudo transcorra da melhor forma possível.

Somente assim você terá uma gestação tranquila e que culminará em um parto lindo e saudável!

E caso queira mais dicas e informações, conheça nosso curso “Bebê Genial”. Com ele você terá todas as informações que precisa para a sua gestação!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.