É possível ter um parto normal após a cesárea?

You are currently viewing É possível ter um parto normal após a cesárea?

Será que depois a mulher faz uma cesariana, precisará ser assim suas demais vias de parto? Ou será que ela pode tentar um parto normal?

Essa é uma das questões que mais chegam para a gente, pois muitas mulheres acreditam que uma vez que tenha feito um parto cesárea, todos os outros partos que ela venha a ter na vida, precisam ser através de uma cesariana.

E já podemos te garantir, isso é MITO!

Eu mesma sou um exemplo disso. Se a mulher teve uma cesariana no seu primeiro parto, ela pode sim ter os outros partos por vias normais.

O que importa nesse caso, e acreditamos que em tudo ligado a saúde, é que não precisa ser radical. 

Inclusive, para detalhar mais este tema, preparamos o artigo abaixo com algumas informações bastante úteis para mulheres que desejam tentar um parto normal após terem passado por uma cesárea.

Cada caso é um caso!

O primeiro passo para determinar se uma mulher pode ter um parto normal após uma cesariana é a análise individual da mulher.

Desta foma, podemos oferecer à paciente o melhor tratamento com base nas suas particularidades e poder usar toda a evolução da medicina para alcançar esse resultado.

E neste caso entra um trabalho de avaliação física e avaliação psicológica, onde o pré-natal é de suma importância.

É preciso analisar o que levou a mulher a precisar da cesárea em um parto, se foi escolha dela ou necessidade para garantir sua saúde ou do bebê.

Importância do pré-natal

Para determinar se a mulher poderá ter um parto normal após ter passado por uma cesariana, é fundamental que ao longo do pré-natal tudo seja acompanhado pelo obstetra.

Além disso, essa é uma decisão que cabe a mulher, considerando todas as orientações do médico.

Além disso, será normal ela ter muita “dica” de parentes, tias contando histórias, pessoas dizendo que é melhor cesárea do que parto normal, e um montão de coisas.

Mas não se deve dar ouvido aos achismos e considerar sempre informações técnicas, do médico, e baseado sempre de como foi toda a gestação.

E se tudo transcorrer bem, não há problema algum em realizar um parto normal, mesmo que a mulher já tenha feito anteriormente uma cesárea.

Leia também::: Será que existe uma melhor posição para engravidar?

Cuide sempre de você!

Ou seja, não caia mais no mito de que, uma vez cesárea, sempre cesárea! É possível sim ter um parto normal após ter passado por um parto cesariano em uma gestação anterior.

Mas para isso é fundamental o acompanhamento médico ao longo do pré-natal. E mais importante ainda que a via do parto, é que o seja um Nascimento Humanizado! Que respeite todas as vontades da mamãe e dando todo o suporte e carinho para o bebê!

E se quer saber mais ainda sobre se é possível tentar um parto normal após uma cesariana, confira também o vídeo que preparei para nosso canal do Youtube, onde conto minha experiência nos partos da Giulia e da Belinha! É só dar o play abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.