É normal engordar na gestação?

You are currently viewing É normal engordar na gestação?

Engordar na gestação é inevitável? Ou será que a mulher pode manter um peso saudável, ao mesmo tempo que nutre adequadamente o bebezinho em desenvolvimento?

Bom, o fato é que não é nada recomendado engordar na gestação e foi-se o tempo em que se dizia que a gravidinha deveria comer por dois!

Na verdade, ela precisa é comer com o dobro de qualidade, e não de quantidade! Afinal, ela precisa nutrir seu corpo e também do bebê, mas isso não quer dizer que deva consumir calorias a mais!

Para falar mais sobre este tema e desvendar esse mito que ainda existe, preparamos o artigo abaixo e que você pode conferir agora mesmo!

A mulher engorda na gestação?

Na verdade sim, mas não deve ser nada exagerado. O fato é que o aumento de peso ocorre por conta das mudanças que estão acontecendo no corpo da mulher, e variam conforme o biotipo de cada uma.

Mas o normal é que a gestante ganhe entre 1 a 2 quilos por mês, no primeiro trimestre. Após este período, 500 gramas por semana.

Além disso, ao final da gestação é comum que a gestante engorde um pouco mais de 1 quilo, devido ao aumento da concentração de líquidos no corpo. Mas varia muito.

O que é preciso lembrar é que o acompanhamento médico é fundamental, e sempre manter uma alimentação balanceada. Deixar as escapadinhas da dieta apenas quando vier os desejos incontroláveis, que toda gestante costuma ter.

Perigos para o bebê

Ganhar muito peso durante a gravidez pode aumentar o risco de problemas de saúde em seu bebê.

Esse aumento de peso fora do normal pode fazê-lo nascer significativamente maior que a média, e pode causar complicações no parto.

O ganho de peso excessivo durante a gravidez também pode aumentar a probabilidade de retenção de peso pós-parto.

Além disso, ganhar muito peso pode aumentar o risco de pré-eclâmpsia. Por sua vez, essa condição pode levar a problemas hepáticos e renais para a gravidinha, além de aumentar o risco de restrição de crescimento intrauterino (RCIU), descolamento da placenta e outras complicações. 

Se você ganhar mais de três quilos em qualquer semana no segundo trimestre, ou se você ganhar mais de dois quilos em qualquer semana no terceiro trimestre – especialmente se não parecer estar relacionado a excessos ou ingestão excessiva de sódio – verifique com seu médico, pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. 

Assista também::: Os cuidados na alimentação da gestante

Como manter um peso saudável durante a gestação?

Perder peso antes da gravidez é a melhor maneira de diminuir o risco e ter uma gravidez mais saudável.

Embora existam riscos, você ainda pode ter uma gravidez saudável se tiver excesso de peso. Você precisará de cuidados pré-natais regulares para monitorar sua gravidez quanto a complicações e se preparar para considerações especiais para seu trabalho de parto. 

Você precisará comer de forma saudável para fornecer uma boa nutrição tanto para seu bebê quanto para seu próprio corpo. Além disso, você deve:

Coma uma dieta saudável

Existem alguns hábitos saudáveis ​​que você pode começar em casa para perder peso antes de engravidar ou para ajudar a controlar seu peso durante a gravidez.

Alterar o que, com que frequência e quanto você come pode ajudar a manter seu peso em uma faixa saudável. 

Converse com um nutricionista para determinar um plano individualizado de alimentação saudável. 

Em geral, o primeiro trimestre da gravidez não requer calorias extras. As mulheres precisam de cerca de 340 calorias adicionais por dia durante o segundo trimestre e cerca de 450 calorias adicionais por dia durante o terceiro trimestre.

Faça exercícios regulares

O exercício regular e moderado durante a gravidez ajuda a controlar seu peso. Por exemplo, uma caminhada, a natação, ou mesmo atividades como o Pilates são bastante indicados. 

Mas converse com seu médico antes de começar a se exercitar para determinar os melhores exercícios para você que não estressam muito a parte inferior do corpo. 

Para perder peso antes da gravidez, tente fazer 150 minutos por semana de exercícios moderados a vigorosos.

Leia também::: Ansiedade na gravidez faz mal para o bebê?

Tenha uma gestação saudável!

O recomendado é que a gestante engorde entre 10 e 12 quilos, não mais do que isso. Esse controle, é importante porque bebês de mulheres que engordam demais na gestação correm o risco de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e renais, obesidade na vida adulta e hipertensão.

Cuidar da sua alimentação durante a gestação, é também cuidar do seu corpo, da sua saúde e da saúde do seu filho. Por isso pense por dois ao invés de comer por dois!

Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre engordar na gestação. E para mais informações sobre tudo o que acontece ao longo do desenvolvimento do bebê, conheça nosso curso “Bebê Genial”. É só clicar no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.