Já ouviu falar em disco menstrual?

You are currently viewing Já ouviu falar em disco menstrual?

Um dos mais novos queridinhos das mulheres é o disco menstrual. Eles ajudam as mulheres durante o período menstrual e são ecologicamente corretos.

Semelhante aos coletores menstruais, que também vêm ganhando popularidade, os discos são uma alternativa aos produtos tradicionais, como absorventes e tampões. 

Eles estão se tornando mais comuns, em parte graças às pessoas que procuram uma solução mais ecológica para seus períodos menstruais. 

No artigo que preparei abaixo, explico de forma mais detalhada o que é o disco menstrual, e como ele funciona. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é um disco menstrual?

O disco menstrual é feito de silicone médico hipoalergênico e funciona como um dispositivo de barreira que substitui com bastante segurança os absorventes tradicionais. 

Ele fica logo abaixo do colo do útero. Um copo coletor menstrual, por outro lado, fica mais baixo no canal vaginal e tem a forma de um funil. 

Em comparação com os tampões, os discos menstruais também são duradouros – você pode usar um disco menstrual por até 12 horas (embora possa precisar trocá-lo com mais frequência se tiver um fluxo mais intenso). 

Leia também::: Como é a menstruação no pós-parto?

Como usar um disco menstrual

A inserção do disco menstrual pode ser um pouco complicada, uma vez que fica tão alto no canal vaginal. Em contrapartida, sua colocação também pode torná-lo mais confortável do que um coletor menstrual.

Para inserir um disco menstrual, lave as mãos e fique na posição mais confortável e acessível, que pode ser sentada no vaso sanitário ou em pé com a perna para cima. 

Dobre o produto longitudinalmente, e deslize-o em seu canal vaginal empurrando-o além do osso púbico. Você essencialmente encaixa o disco atrás do osso púbico.

Para a remoção, lave as mãos e sente-se no vaso sanitário. Alcance o canal vaginal e use um dedo para prender a borda do disco e, em seguida, puxe-o para fora enquanto tenta manter o disco nivelado e plano para evitar derramamento.

Benefícios

O disco menstrual tem uma textura hexagonal e um aro duplo à prova de vazamento, que permite não só manter o fluxo menstrual por 12 horas, mas também ter relações sexuais (com penetração) mesmo com o disco no lugar. 

Seu design, livre de produtos químicos e fibras irritáveis, permite sua reutilização ao longo dos anos sem causar ressecamento ou afetar a flora vaginal. 

Além disso, o disco não tem a capacidade de criar vácuo como o copo (quem o usa sabe o quanto pode ser doloroso se não for apertado corretamente ao retirá-lo). Quando colocado corretamente, cria uma espécie de “vedação” para evitar vazamentos.

Afinal, a vagina é super nobre e adaptável, e se você colocar algo dentro dela, geralmente se molda ao contorno do que você coloca nela, então cria uma vedação suficiente para não vazar, mas sem a sensação de sucção.

Leia também::: 3 tipos de infecções vaginais que você deve conhecer

Mitos e verdades

Espero que tenha compreendido o que é o disco menstrual, como é inserido e quais os seus benefícios.

E para ampliar ainda a discussão sobre o tema, e tirar o máximo de dúvidas que você possa ter sobre o assunto, preparei também um vídeo para nosso canal do Youtube, onde explico mais sobre o coletor menstrual. É só dar o play logo abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.