Cuidados essenciais com o recém-nascido

You are currently viewing Cuidados essenciais com o recém-nascido

Embora o termo “cuidados essenciais com o recém-nascido” possa ser usado de várias maneiras, nós o usamos para se referir às principais práticas de rotina no cuidado do bebê.

No momento do nascimento ocorre um trauma muito grande na vida do bebê. Afinal, ele estava no conforto do útero da mamãe e, de repente, há um turbilhão de sons, luzes, temperaturas…

E por isso é fundamental que os cuidados essenciais com o recém-nascido sejam feitos da forma mais tranquila possível. 

Para explicar mais sobre esses cuidados, preparamos o artigo abaixo com algumas informações bastante úteis. Vamos conferir?

O impacto do parto

O nascimento de um bebê é um dos momentos mais maravilhosos da vida. Poucas experiências se comparam a este evento. 

Bebês recém-nascidos têm habilidades incríveis. No entanto, eles dependem de outras pessoas para se alimentar, se aquecer e se sentir confortável.

Mudanças físicas surpreendentes ocorrem com o nascimento. Quando o bebê respira pela primeira vez, o ar entra nos pulmões. 

Antes do nascimento, os pulmões não são usados ​​para trocar oxigênio e dióxido de carbono e precisam de menos suprimento de sangue. A circulação fetal afasta a maior parte do suprimento de sangue dos pulmões por meio de conexões especiais no coração e nos grandes vasos sanguíneos. 

Quando um bebê começa a respirar ao nascer, a mudança na pressão nos pulmões ajuda a fechar as conexões fetais e redirecionar o fluxo sanguíneo. 

Agora, o sangue é bombeado para os pulmões para ajudar na troca de oxigênio e dióxido de carbono. Alguns bebês têm muito líquido nos pulmões.

Leia também::: Amamentação: fundamental para a imunidade do bebê

Forneça calor para o recém-nascido

Um bebê recém-nascido fica molhado com o líquido amniótico e pode facilmente ficar frio. Colocar um bebê pele a pele em seu peito ou abdômen também ajuda a mantê-lo aquecido. 

Este contato pele a pele precoce também reduz o choro, melhora sua interação com o bebê e ajuda você a amamentar com sucesso. 

Na primeira ou duas horas após o nascimento, a maioria dos bebês está em uma fase alerta e totalmente desperta. Isso oferece uma chance para você e seu parceiro conhecerem seu novo bebê. 

Frequentemente, o bebê se volta ao som familiar da voz da mãe. O foco de visão de um bebê é melhor em cerca de 20 a 30 centímetros — apenas a distância do bebê embalado em seus braços até seu rosto.

Primeira amamentação

Esta primeira hora após o nascimento também é o melhor momento para iniciar a amamentação. Os bebês têm a capacidade inata de começar a mamar imediatamente após o nascimento. 

Esta primeira alimentação ajuda a estimular a produção de leite materno. Também faz com que o útero se contraia. Isso pode ajudar a prevenir muito sangramento.

Priorize o parto humanizado

É comum as pessoas acharem que humanização do parto está apenas ligado ao parto normal. Mas não, humanização está ligado ao respeito.

E isso está diretamente ligado também aos cuidados essenciais que o recém-nascido deve receber assim que nasce. Por exemplo, quando o bebê nasce, ele tem uma camadinha branca sobre sua pele. 

Ela é chamada de Vernix caseoso, e é uma proteção extra para o bebê! Por isso, ele nunca deve tomar banho nas primeiras 24 horas.

Este revestimento se desenvolve na pele do bebê ainda no útero e ajuda a proteger sua pele dentro do útero da umidade do líquido amniótico por 40 semanas. E quando nasce, o Vernix caseoso segue proporcionando proteção nas primeiras horas de vida do bebê.

Essa camada tem a função de fortalecer o sistema imunológico nas primeiras horas de vida. Estudos recentes mostraram que o Vérnix contém aminoácidos antimicrobianos que bloqueiam as bactérias invasivas presentes no líquido amniótico da contaminação por mecônio. 

Depois que seu bebê nasce, esses aminoácidos atuam protegendo contra bactérias nocivas, como Streptococcus B e a Escherichia coli.  

Outro benefício dessa camada é a regulação da temperatura corporal. Afinal, leva tempo para o bebê regular sua temperatura corporal após o nascimento. O Verniz caseoso também tem a função de hidratar a pele sensível do bebê. 

Ou seja, quando o bebê nascer, adie em pelo menos 24 horas o primeiro banho do bebê. Essa camada estará dando a ele uma proteção extra e garantindo que seu sistema imune fique ainda mais fortalecido.

Use esse tempo para aconchegar-se ao seu bebê e desfrutar da magia da pele a pele! E só então ao chegar em casa, dê aquele banho gostoso nele, com toda a tranquilidade e segurança!

Leia também::: Qual a importância da dieta no preparo para a gestação?

Tenha o máximo de informação!

O nascimento do bebê é um momento mágico para a mamãe. Mas igualmente importante são os cuidados com o recém-nascido, que proporcionarão o máximo de proteção ao bebê, ainda tão pequeno e indefeso.

Nossa recomendação é que cada detalhe do parto seja discutido previamente com o obstetra que lhe acompanha, permitindo que você possa tirar suas dúvidas e expor suas vontades, tornando o momento especial também para a mamãe.

E por fim, convidamos vocês também para seguirem nosso canal no Youtube, onde compartilhamos muita informação sobre cuidados essenciais com o recém-nascido, e dicas de saúde para a mamãe e o bebê!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.