A mulher não pode prever quando a hora do parto chegou, pois para cada uma é diferente.
No entanto, tomar nota desses sutis primeiros sinais de trabalho de parto lhe dará uma ideia de quando as coisas estão prestes a começar.
Os primeiros sinais são as mudanças físicas em seus hormônios e corpo enquanto se prepara para o nascimento. Mas há outras que indicam que chegou a hora do parto, que apresentamos no artigo abaixo!
Os primeiros sinais da hora do parto
Dar à luz será diferente para cada mulher, mas os principais sinais de que você está iniciando o trabalho de parto provavelmente serão contrações fortes e regulares e o rompimento da bolsa.
Durante a gravidez, um tampão de muco fica no colo do útero. O rompimento da bolsa é quando aquele tampão de muco sai, indicando que o colo do útero está começando a se abrir.
Existem 3 etapas para o trabalho de parto:
- O primeiro estágio é quando suas contrações aumentam e seu colo do útero começa a se abrir (dilatar). Esta é geralmente a fase mais longa.
- A segunda fase do trabalho de parto é quando o colo do útero está totalmente aberto. Esta é a parte do trabalho de parto em que você ajuda seu bebê a se mover pela vagina empurrando com suas contrações.
- O terceiro estágio é após o nascimento do bebê, quando seu útero se contrai e faz com que a placenta saia pela vagina.
Além disso, nos dias anteriores ao início do trabalho de parto, você pode notar alguns sinais sutis. Pode ser difícil distingui-los dos desconfortos normais da gravidez.
Você pode notar uma mudança na secreção da vagina ou algumas cólicas no abdômen. Também pode ter uma dor leve e incômoda nas costas que pode ir e vir. E por fim, pode sentir pressão na região genital.
As contrações
Muitas mulheres notam muitas contrações de Braxton-Hicks no final da gravidez. Estas são diferentes das verdadeiras contrações do trabalho de parto porque são irregulares, não ficam mais fortes ou mais dolorosas e geralmente param se você mudar de posição ou caminhar.
Leia também::: A pressão arterial baixa na gravidez é perigosa?
Instinto natural de “aninhamento”
Um sinal de que o trabalho de parto pode estar se aproximando em questão de dias é quando algumas mulheres experimentam um instinto de “aninhamento”, de acordo com o International Journal of Childbirth Education.
Apesar de cansadas nesta fase tardia da gravidez, algumas mulheres podem sentir uma súbita explosão de energia, e a vontade de cozinhar, limpar e organizar a casa antes da chegada do bebê.
Um estudo de 2013 realizado por pesquisadores canadenses na revista Evolution and Human Behavior descobriu que os comportamentos de nidificação atingem o pico durante o terceiro trimestre de gravidez de uma mulher.
Semelhante ao seu papel no reino animal de preparar um ambiente seguro para o recém-chegado, a nidificação nas mulheres também pode ter uma função protetora.
Leia também::: Como saber quando a mulher está no período fértil?
Fique atenta ao seu corpo
Existem vários mitos crenças culturais sobre o que pode iniciar a hora do parto. Alguns desses métodos de indução do parto podem realmente funcionar, enquanto outros são ineficazes.
Mas nada supera a informação que você pode ter com seu obstetra durante o pré-natal. Tire todas suas dúvidas, pergunte sobre mudanças no seu corpo e o que pode e o que não pode fazer. Ao se empoderar de conhecimento, a mulher fica menos ansiosa e passa a conhecer cada sinal que seu corpo dá.
Espero que tenham gostado do artigo sobre como saber que a hora do parto chegou e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre cada fase da gestação, conheça nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo!