Como saber que chegou a hora do parto?

You are currently viewing Como saber que chegou a hora do parto?

A mulher não pode prever quando a hora do parto chegou, pois para cada uma é diferente. 

No entanto, tomar nota desses sutis primeiros sinais de trabalho de parto lhe dará uma ideia de quando as coisas estão prestes a começar.

Os primeiros sinais são as mudanças físicas em seus hormônios e corpo enquanto se prepara para o nascimento. Mas há outras que indicam que chegou a hora do parto, que apresentamos no artigo abaixo!

Os primeiros sinais da hora do parto

Dar à luz será diferente para cada mulher, mas os principais sinais de que você está iniciando o trabalho de parto provavelmente serão contrações fortes e regulares e o rompimento da bolsa. 

Durante a gravidez, um tampão de muco fica no colo do útero. O rompimento da bolsa é quando aquele tampão de muco sai, indicando que o colo do útero está começando a se abrir.

Existem 3 etapas para o trabalho de parto:

  • O primeiro estágio é quando suas contrações aumentam e seu colo do útero começa a se abrir (dilatar). Esta é geralmente a fase mais longa.
  • A segunda fase do trabalho de parto é quando o colo do útero está totalmente aberto. Esta é a parte do trabalho de parto em que você ajuda seu bebê a se mover pela vagina empurrando com suas contrações.
  • O terceiro estágio é após o nascimento do bebê, quando seu útero se contrai e faz com que a placenta saia pela vagina.

Além disso, nos dias anteriores ao início do trabalho de parto, você pode notar alguns sinais sutis. Pode ser difícil distingui-los dos desconfortos normais da gravidez. 

Você pode notar uma mudança na secreção da vagina ou algumas cólicas no abdômen. Também pode ter uma dor leve e incômoda nas costas que pode ir e vir. E por fim, pode sentir pressão na região genital.

As contrações

Muitas mulheres notam muitas contrações de Braxton-Hicks no final da gravidez. Estas são diferentes das verdadeiras contrações do trabalho de parto porque são irregulares, não ficam mais fortes ou mais dolorosas e geralmente param se você mudar de posição ou caminhar.

Leia também::: A pressão arterial baixa na gravidez é perigosa?

Instinto natural de “aninhamento”

Um sinal de que o trabalho de parto pode estar se aproximando em questão de dias é quando algumas mulheres experimentam um instinto de “aninhamento”, de acordo com o International Journal of Childbirth Education

Apesar de cansadas nesta fase tardia da gravidez, algumas mulheres podem sentir uma súbita explosão de energia, e a vontade de cozinhar, limpar e organizar a casa antes da chegada do bebê.

Um estudo de 2013 realizado por pesquisadores canadenses na revista Evolution and Human Behavior descobriu que os comportamentos de nidificação atingem o pico durante o terceiro trimestre de gravidez de uma mulher. 

Semelhante ao seu papel no reino animal de preparar um ambiente seguro para o recém-chegado, a nidificação nas mulheres também pode ter uma função protetora. 

Leia também::: Como saber quando a mulher está no período fértil?

Fique atenta ao seu corpo

Existem vários mitos crenças culturais sobre o que pode iniciar a hora do parto. Alguns desses métodos de indução do parto podem realmente funcionar, enquanto outros são ineficazes. 

Mas nada supera a informação que você pode ter com seu obstetra durante o pré-natal. Tire todas suas dúvidas, pergunte sobre mudanças no seu corpo e o que pode e o que não pode fazer. Ao se empoderar de conhecimento, a mulher fica menos ansiosa e passa a conhecer cada sinal que seu corpo dá.

Espero que tenham gostado do artigo sobre como saber que a hora do parto chegou e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre cada fase da gestação, conheça nosso curso “Bebê Genial” clicando no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.