Como saber quando a mulher está no período fértil?

You are currently viewing Como saber quando a mulher está no período fértil?

Saber calcular o período fértil e ter relações nas datas certas aumentam as chances de engravidar. 

No geral, esse período ocorre no meio do ciclo menstrual. É a partir desta data que se deve fazer o cálculo.

Para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

Para explicar de forma mais detalhada como faz para saber quando é o período fértil da mulher, confira o artigo que preparamos abaixo!

O período fértil

O momento em que a mulher entra em seu período fértil (PF) pode ser reconhecido através da existência, consistência e aparência do muco cervical.

O muco, para quem não sabe, é uma secreção produzida no colo do útero que possui a função de “bloquear” o caminho de bactérias intrusas naturais da região íntima da mulher até o útero, mantendo-o em boa saúde.

Geralmente a ausência do muco representa o período infértil, que ocorre no começo e no final do ciclo menstrual.

Quando há a presença do muco, porém este é grosso, pastoso e não “estica” quando colocado entre os dedos, também pode ser indicativo de fase infértil.

O muco aguado, leitoso e escorregadio já sinaliza a entrada de uma nova fase, na qual já é possível engravidar. Seria o “sintoma” de um pré período fértil. Ele também está presente logo após o PF.

Agora, quando o muco é gelatinoso, elástico (estica entre os dedos) e possui a aparência semelhante a uma clara de ovo… existem grandes chances da mulher estar em seu período fértil e suas chances de engravidar aumentam.

Todas essas sinalizações podem ou não indicar as fases respectivas do período fértil. Para ter a certeza, tente acompanhar o ciclo do muco cervical ao longo de 2 ou 3 ciclos menstruais.

Leia também::: O que significa ter uma gravidez de alto risco?

Momento certo de engravidar

Por isso, é importante que cada mulher faça um acompanhamento do seu ciclo menstrual para saber exatamente quando ovula. Existem, inclusive, kits no mercado que são voltados para a monitoração da ovulação.

A partir da data certa da ovulação, a dica é ter relações sexuais no período que vai de dois dias antes da ovulação e até dois dias depois. 

A mulher tendo relação sexual dia sim e dia não, sendo que o dia sim caia no dia da ovulação, aumentam as chances de engravidar.

Inclusive, o teste de ovulação é muito utilizado por mulheres que estão tentando engravidar. Ele mede o pico do hormônio que está presente no corpo cerca de 24 horas antes da ovulação. Ou seja, ele ajuda a identificar a chegada do período fértil.

A duração do ciclo menstrual pode ser diferente para cada mulher e, desta forma, o período fértil também muda conforme a duração de cada ciclo. Sendo assim, o teste de ovulação é um grande aliado para melhorar o sucesso nas tentativas de gestação. 

Leia também::: Quais os suplementos essenciais na gestação?

Faça o preparo pré-gestacional

Como dica final, recomendamos que todo casal que deseja ter um bebê faça o chamado preparo pré-gestacional. Ele visa preparar o organismo da mulher, e também do homem, para que a concepção ocorra da melhor forma.

Para isso, pode ser necessário fazer a suplementação de vitaminas e minerais, mudar o estilo de vida, entre outros fatores, para tornar o “aquário” da mulher um ambiente perfeito para o desenvolvimento do bebê.

Quer saber mais sobre como funciona o preparo pré-gestacional, e também aprofundar seu conhecimento sobre o período fértil da mulher? Clique no botão abaixo e conheça o curso “Bebê Genial”.

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.