Como é a menstruação no pós-parto?

You are currently viewing Como é a menstruação no pós-parto?

A menstruação no pós-parto é marcada por muitas dúvidas, com muitas mamães se perguntando quando menstruarão novamente. 

A verdade é que o retorno da menstruação depende de cada mulher e se condiciona por muitos fatores. Por esse motivo, neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre a primeira menstruação após o parto.

Siga a leitura e tire suas dúvidas!

A menstruação no pós-parto

A retomada do ciclo menstrual após o parto é um processo endócrino e exige que os níveis hormonais voltem ao normal. 

Embora saibamos como funciona, é difícil determinar quando a menstruação ocorre após o parto. Esse processo é diferente para cada mulher e depende de muitos fatores, principalmente se você está amamentando ou não.

Além disso, após o nascimento do bebê, a mulher notará um sangramento que poderá durar até 40 dias, mas isso não é menstruação. Esse sangramento ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação.

O puerpério

Durante este período de 40 dias, também conhecido como puerpério, resguardo ou quarentena, o sexo é proibido, já que o organismo e o sistema reprodutor precisam se recuperar, além de existir o risco de infecção. 

Após os 40 dias, a mulher fica sem ovular durante alguns meses e, por isso, não menstrua. Isso acontece devido aos hormônios que o corpo produz durante o aleitamento materno, que bloqueiam a ovulação. 

Quando a amamentação deixa de ser exclusiva é que o ciclo menstrual começa a voltar ao normal. Isso acontece no período em que o bebê inicia a ingestão de alimentos e fórmulas.

Leia também::: Toda mulher tem sintomas de gravidez?

Tenha paciência

Voltar aos níveis hormonais pré-gravidez pode demorar um pouco, então não se preocupe. É normal que seu ciclo fique irregular por alguns meses. Seu corpo está se preparando para voltar ao normal e o fará assim que puder.

Mas atenção: independentemente da amamentação, a primeira ovulação ocorre antes da primeira menstruação. Então você pode engravidar antes da primeira menstruação. Se você não quer que isso aconteça, é melhor usar métodos contraceptivos.

Você achou este artigo sobre menstruação pós-parto útil? Descubra muito mais informações e conselhos sobre gravidez, parto e crescimento do seu bebê no nosso Curso “Bebê Genial”. Para se inscrever, é só clicar no botão abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.