Como controlar a ansiedade na gravidez?

You are currently viewing Como controlar a ansiedade na gravidez?

O final da gravidez vai se aproximando e quando mais próximo das últimas semanas parece que a ansiedade na gravidez só aumenta!

Crise de ansiedade na gravidez é muito comum e na grande maioria dos casos as mulheres têm ansiedade para o parto. 

Algumas relatam depressão durante a gravidez, relato de crise de ansiedade… E nada disso faz bem tanto para a mamãe, quanto para o bebê. 

Então fica a pergunta: como controlar a ansiedade na gravidez? Para saber a resposta, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é ansiedade na gravidez?

A maternidade é emocionante, alegre e às vezes um pouco assustadora. É normal sentir-se apreensivo com todas as maneiras como o seu mundo será diferente quando o bebê chegar. 

Assim que seu corpo começa a se ajustar à novidade, outra emoção ou mudança física parece lançá-la contra a parede, fazendo com que os sintomas de ansiedade aumentem a cada minuto.

Você não está sozinho. Cada nova futura mamãe já passou por isso. Mesmo com um forte apoio emocional, às vezes, pode parecer que você está sozinha durante a gravidez. 

Lutar contra os sintomas de ansiedade é uma sensação enervante. Para alguns, a sensação nunca vai embora totalmente. Para outros, os sentimentos de ansiedade vêm e vão com dias ruins misturados com os bons.

De qualquer forma, você não precisa controlar ou lidar com as coisas sozinho. Mas existem maneiras úteis de lidar com a situação e várias formas de tratamento que você pode usar para aliviá-la quando ela começar a surgir novamente. 

O mais importante é manter o seu regime de cuidados pré-natais para manter você e o seu bebê em bom estado de saúde mental.

Leia também::: Qual a importância da dieta no preparo para a gestação?

Como controlar a ansiedade?

Se você está começando a se sentir mais ansioso a cada dia ou está lutando para manter a calma, recorrer à medicação pode parecer sua única solução para lidar com os sintomas. 

No entanto, existem formas naturais que podem ser o truque que você está procurando para combater a ansiedade na gravidez. 

Por exemplo, aprenda a acalmar a ansiedade na gravidez, tentando primeiro alguns desses métodos sugeridos para ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar. 

Eles podem ajudá-la a relaxar a mente e o corpo e a levá-lo de volta ao estado de excitação que você sentiu inicialmente.

Faça da meditação uma prática diária

A meditação tem sido usada como forma de tratamento há anos para ajudar a permanecer centrado e reduzir o estresse. 

Ou seja, o principal componente de uma boa prática de meditação é controlar a respiração. Isso significa concentrar-se em permitir que seu corpo encontre seu ritmo natural e relaxado por meio da respiração profunda. 

Seu objetivo é trazer a mente para o momento presente e deixar o caos e os pensamentos perturbadores irem embora, mesmo que apenas por alguns momentos. 

Faça exercícios

A atividade física permite que seu corpo libere endorfinas, que funcionam como um desestressante natural para o corpo. 

Mas dependendo do estágio de sua gravidez, seu médico pode recomendar certos exercícios que funcionam melhor do que outros. 

Se você normalmente é ativo, pode continuar a maioria das atividades com alguns ajustes. No entanto, se você não tem uma rotina regular de exercícios, faça curtos períodos de atividade ao longo do dia.

Mantenha conexões positivas

Em caso de dúvida, converse. As preocupações que surgem em sua mente enquanto você se prepara para o nascimento de seu filho podem ser avassaladoras. 

Converse com uma amiga de confiança, parceiro ou grupo de futuras mamães para compartilhar seus pensamentos e por que você está se sentindo ansiosa. 

Isso a ajudará a se sentir conectada com aqueles que entendem o que você está passando. Sejam elas grávidas ou não, elas podem ter dicas de como lidaram com a situação, que também irão ajudá-la.

Cuide do seu sono

Compartilhar seu corpo com seu bebê em crescimento pode ser exaustivo. No entanto, muitas futuras mamães têm dificuldade em dormir. 

A primeira coisa a fazer é criar o espaço mais confortável possível para dormir. As melhores condições para dormir para uma mulher grávida são espaços arejados e escuros com ruído limitado.

Por exemplo, a falta de sono tem um impacto prejudicial em seu corpo e pode aumentar os sintomas de ansiedade devido ao cansaço e à dificuldade de concentração. Quanto mais padrões de sono regulares você conseguir manter, melhor será para sua saúde e bem-estar geral.

Leia também::: Equipe multidisciplinar: suporte importante na gestação!

Priorize você!

Se ao menos fosse tão fácil “se acalmar” apenas dizendo as palavras, mas para a maioria das pessoas, são necessárias ações repetitivas para controlar os efeitos de um transtorno de ansiedade ou simplesmente os sintomas de ansiedade. 

Faz sentido para você se perguntar sobre o futuro e se preocupar com o desconhecido. 

No entanto, quando o estresse fica muito forte, pode afetar sua gravidez e pode levar à depressão pós-parto. 

Portanto, experimente qualquer uma dessas dicas de enfrentamento para trazer sua atenção de volta a um lugar que seja mais tranquilo para o bem de sua saúde e de seu bebê em crescimento.

E caso queira mais dicas de como controlar a ansiedade na gravidez, confira também este vídeo que preparamos para nosso canal do Youtube! É só dar o play abaixo!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.