Como aumentar a fertilidade?

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Quando o casal decide ter um bebê, é natural começarem as buscas sobre como aumentar a fertilidade. Afinal, não veem a hora de terem seu pequeno nos braços.

Porém, é importante lembrar que engravidar pode levar tempo. Uma mulher saudável de 30 anos tem apenas 20% de chance de engravidar a cada mês. É normal que demore alguns meses ou mais.

Porém, se você está ansiosa para engravidar, existem algumas etapas que pode seguir para tornar a fertilidade mais eficaz. Vamos conferir?

Corpo são = gravidez saudável

Antes de tentar engravidar, você deve tentar ser a mais saudável possível. Na verdade, a maioria dos médicos recomendará que você marque uma consulta com seu obstetra antes de engravidar.

Afinal, esse preparo pré-gestacional é de fundamental importância para saber sobre os problemas de saúde existentes e fará o rastreio de doenças genéticas. Mas você também pode abordar outros problemas de saúde que possa ter.

Seu médico pode recomendar que você faça mudanças no estilo de vida antes de engravidar. Isso pode incluir:

  • chegar a um peso saudável
  • melhorar hábitos de dieta / exercício
  • eliminar o álcool
  • parar de fumar, se você fuma
  • cortar a cafeína

Você também deve começar a tomar suplementos vitamínicos e de minerais, assim que decidir começar a tentar engravidar. Dessa forma seu corpo estará cada vez melhor preparado para a gestação.

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Siga uma dieta de fertilidade

Escolha alimentos saudáveis, como folhas verdes, frutas frescas, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​como abacate e azeite de oliva. 

Em resumo, uma alimentação saudável melhora a saúde reprodutiva e pode tratar a infertilidade ovulatória, que é responsável por um quarto de todas as complicações da fertilidade. Isso ocorre quando a mulher ovula com pouca frequência ou não ovula.

Consumir os tipos certos de alimentos incentiva a produção consistente de óvulos. Opte por laticínios integrais, como leite integral e iogurte normal, em vez de variedades desnatadas.

Manter a ingestão de carboidratos baixa e evitar carboidratos refinados pode ajudar a manter um peso saudável e níveis mais baixos de testosterona e insulina. Ambos os hormônios contribuem para a infertilidade.

Além disso, ovos, nozes e peixes gordurosos como salmão, cavala e bacalhau fornecem ácidos graxos ômega-3, um composto que seu corpo não produz por conta própria. O ômega-3 estimula a produção de óvulos e melhoram o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos.

Durante a gravidez, seu corpo precisa de mais ferro do que o normal devido ao aumento do suprimento de sangue. Você pode evitar a anemia e promover a circulação de oxigênio por todo o corpo comendo feijão, abóbora, tomate e beterraba.

Deixe de tomar anticoncepcionais

Essa é bastante óbvia! Se você pretende ter um bebê, o primeiro passo é deixar de lados seus métodos anticoncepcionais. 

O consenso geral é parar de tomar a pílula pelo menos um mês — mas de preferência quatro meses — antes de tentar engravidar.

Isso dará ao seu corpo mais tempo para se preparar para a gestação e seu ciclo menstrual estará mais regulado.

No momento certo

A saber, a melhor maneira de aumentar suas chances de engravidar rapidamente é ter certeza de que você está fazendo sexo no momento certo do seu ciclo.

Se tiver ciclos regulares, você ovulará cerca de duas semanas antes do período. Isso significa que sua janela fértil ocorrerá sete dias antes da ovulação esperada.

Por exemplo, se você tem ciclos irregulares, pode ser um pouco mais difícil prever quando você ovulará e quando será sua janela fértil.

Existem várias técnicas que você pode usar para localizar com mais precisão sua ovulação e janela fértil.

Lide com o estresse

O estresse afeta a todos de maneira diferente, por isso é bom conhecer seus sinais e sintomas. O estresse pode impedi-la de fazer sexo, o que dificulta a concepção, além de causar infertilidade.

E diante de tentativas frustradas, o estresse pela pressão da gestação pode aumentar ainda mais, em um ciclo vicioso terrível. 

O estresse crônico pode causar exposição de longo prazo aos hormônios de fuga ou luta, como a adrenalina e o cortisol, que são ruins para a saúde geral. 

Além disso, quando estressados, produzimos um hormônio chamado prolactina — o mesmo hormônio produzido por mulheres que amamentam para inibir a ovulação. Por isso, tornará a concepção mais difícil.

Dessa forma, reserve um tempo para si mesmo e concentre-se em relaxar no final de cada dia. Reserve meia hora todas as noites para relaxar o corpo e a mente. 

Tome um banho quente, leia um livro, experimente exercícios respiratórios para acalmar a mente. Exercícios leves, como ioga, podem ajudá-lo a conceber.

É importante tentar desestressar ao tentar engravidar. Embora seja mais fácil falar do que fazer, uma mente saudável promove um corpo saudável, então tente reduzir seu estresse sempre que possível.

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Não desista!

Se você está tentando ter um bebê há algum tempo, sem sucesso, não se preocupe. Você não está sozinha.

Uma grande parcela de mulheres tem dificuldade para engravidar. Mas, com a ajuda e o apoio certos, você pode acelerar sua jornada para a maternidade. 

Além disso, lembre-se de que quanto mais estresse e pressão você colocar sobre si mesmo, mais tempo levará. Fique bem, mantenha-se positiva e não desista!

Portanto, espero que tenha gostado do artigo sobre como aumentar a fertilidade. E para saber mais sobre esse tema, conheça também nosso curso “Bebê Genial”. Nele temos aulas exclusivas sobre fertilidade que temos certeza que você vai amar!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Especialização em sexualidade humana pela Universidade de SÃO Paulo / USP.