A amamentação é um processo doloroso? De quantas mulheres você ouviu essa afirmação e agora está com medo de não conseguir amamentar o seu filho? A dúvida paira especialmente nas cabeças das mães de primeira viagem.
Durante as primeiras vezes em que o bebê mama, o desconforto pode ser inevitável. Porém, essa sensação costuma melhorar com o passar do tempo porque mãe e filho vão se conhecendo durante o processo da amamentação.
A amamentação não deve doer. Realizando as posições corretas, a mãe não sente dores nem sofre com problemas como a fissura no bico do seio. Por isso, hoje trago algumas dicas para driblar a dor, evitando que as mães desistam por acharem que a amamentação é um processo doloroso.
A pega correta
Um dos principais motivos pelo qual muitas acreditam que a amamentação é um processo doloroso acontece devido à pega errada. O bebê deve abocanhar toda a aréola do mamilo para sugar o leite com maior facilidade.
Nos primeiros dias da amamentação, a mulher deve aproveitar o reflexo do bebê em procurar o peito para fazê-lo abrir bem a boca durante a amamentação. Em vez de movimentar o peito em direção ao bebê, faça o contrário. Assim, ele não machuca o seio e ainda estimula a produção do leite materno.
O uso de chupetas e mamadeiras pode prejudicar essa pega correta, já que o bebê confunde os bicos. Portanto, quem tem dificuldades com amamentação não deve oferecer esses objetos às crianças.
O conforto da mãe
A mãe deve ficar confortável durante a amamentação. Vale a pena investir em uma poltrona própria para este fim, especialmente aquelas que desejam amamentar por muitos meses. A economia pode ficar para outros itens do enxoval, pois nessa poltrona a mamãe vai passar muitas horas sentada.
Outro investimento essencial é em sutiãs para amamentação. Essa peça do vestuário é responsável por dar a sustentação adequada aos seios que já sofrem mudanças durante a gestação.
Fazer tudo que for possível para que a mulher se sinta relaxada, tranquila e segura para o momento da amamentação é saudável para mãe e filho.
Evitando infecções
O próprio leite materno é um poderoso antibactericida para auxiliar no processo de cicatrização do bico do peito quando está rachado ou infeccionado. A mulher pode passar um pouco do leite na região e deixar secar naturalmente.
Outra dica para evitar ou fazer cicatrizar possíveis machucados é o banho de sol nas mamas pela manhã, quando a incidência dos raios prejudiciais à saúde é mais baixa. A mãe também pode fazer o banho de luz de 40W com uma distância de 30 cm da mama. Evite o uso de toalhas nessa região.
Existem também pomadas específicas para o bico do seio durante a amamentação, como a lanolina pura, que só devem ser usadas em pequena quantidade e quando a lesão já está ali.
A amamentação deve ser um momento repleto de amor e lindos momentos. Espero que minhas orientações ajudem a desmistificar a ideia de que a amamentação é um processo doloroso.