Alimentos para a imunidade da
gestante: o que incluir no dia a dia?

Alimentos para a imunidade da<br>gestante: o que incluir no dia a dia?

Você sabia que existem alimentos para a imunidade da gestante que podem trazer mais tranquilidade em tempos de pandemia?

Vamos combinar: independente do fato de qualquer doença se espalhando, a gestante precisa estar bem nutrida para garantir a saúde do seu filho. Consultar o médico obstetra e passar no nutricionista materno-infantil é essencial.

Mesmo assim, sabemos que as grávidas foram colocadas no grupo de risco do novo coronavírus pelo Ministério da Saúde. Essa foi uma medida de precaução após algumas puérperas serem vítimas fatais da Covid-19. O objetivo é redobrar a atenção com essa população.

Sabemos o quanto as gestantes estão preocupadas em melhorar a imunidade. Assim, listamos alguns alimentos que podem fazer a diferença no sistema imunológico. Confira a seguir.

Frutas cítricas

Limão, laranja, acerola e tangerina são algumas das frutas com maior concentração da vitamina C, o que auxilia na produção de células de defesa pelo organismo.

Cogumelo Shitake

O sistema imune só tem a ganhar com o consumo desse cogumelo. Isso porque é composto por uma substância chamada lentinana, responsável por prevenir doenças e infecções. Isso porque a substância ajuda o sistema imunológico a se desenvolver.

Probióticos

Uma excelente alternativa às gestantes! Já falamos sobre o assunto neste artigo. Mas, sempre é bom reforçar o papel dos probióticos para enriquecer a microbiota intestinal, o que auxilia na absorção das vitaminas contidas em todos os outros alimentos dessa lista.

Vegetais verde-escuros

Couve, agrião, espinafre e almeirão estão na lista dos melhores alimentos para gestantes. Isso devido às altas concentrações de vitaminas A, B12, B6 e metilfolato, nutrientes essenciais à formação da imunidade.

Água

Sim, a hidratação merece destaque nessa lista. Ter água suficiente para transportar todos os nutrientes dos alimentos consumidos é tão importante quanto consumi-los. Além disso, a água também realiza o transporte de sais minerais e oxigênio para as células. Também ajuda a liberar toxinas.

Alho

Rico em alucina e em vitaminas A e C, o alho é um alimento que previne infecções e fortalece o sistema imunológico.

Batata yacon

Alimento repleto de potássio, vitamina C e fibras prebióticas. Essa batata é excelente para fortalecer a microbiota intestinal e prevenir o diabetes tipo II.

Gostou da lista? Desejamos a todas as gestantes uma gravidez tranquila, mesmo em meio ao momento de pandemia pela qual passamos. É para isso que usamos nossas redes sociais, para compartilhar assuntos de relevância e que tornem as gestantes mais tranquilas e seguras.

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Esperamos que essa lista de alimentos para a imunidade da gestante leve saúde e bem-estar para esse momento.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004