Exercício físico pós-parto, quando voltar?

O exercício físico pós-parto é uma preocupação de muitas mamães…

Além do desejo por retomar a forma física, muitas sentem falta da sensação de plenitude proporcionada pelos exercícios. De fato, a liberação dos hormônios do bem-estar fazem toda a diferença para o humor de qualquer pessoa.

Se você também tem dúvida sobre quando ter o exercício físico pós-parto, continue até o final deste artigo.

Existe prazo para retomar a rotina de exercícios?

Na teoria, existe. Na prática, é preciso avaliar o caso de cada mulher, como está a sua recuperação e quando se sente pronta.

Teoricamente, mulheres que passaram pelo parto normal podem fazer exercícios leves 15 dias após o parto. Enquanto isso, aquelas que passaram pela cesariana precisam aguardar entre 30 e 40 dias para retomar essa rotina. Mesmo que já esteja se sentindo bem, como o corpo passou por um corte e suturas, não deve se exercitar antes desse tempo.

O prazo pode ser maior para aquelas que passam por complicações no parto, ou conforme a recomendação médica.

Quais exercícios fazer?

Mesmo aquelas mamães que sempre fizeram atividades físicas devem retomar aos poucos. Iniciar com caminhadas leves nas primeiras semanas e, somente depois, verificar a possibilidade de exercícios localizados como pilates, ioga e ginástica.

A intensidade deve avançar gradativamente, respeitando os limites do corpo. É muito importante usar roupas confortáveis, além de sutiã ou top adequados para a boa sustentação das mamas.

É importante sempre observar o próprio corpo, conforme as sensações durante e após os exercícios.

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A importância do exercício físico

O objetivo de fazer exercício físico pós-parto jamais deve ser recuperar o corpo de antes da gestação. Lembre-se que o organismo todo passa por mudanças durante 9 meses para formar o bebê. Por isso, o respeito consigo mesma e a paciência são fundamentais.

O maior benefício não é a estética mas, sim, a própria saúde.

Para mulheres que já tinham hábitos de vida saudáveis, que sempre gostaram de se exercitar, treinar é como uma terapia. Um momento dela, que ela se conecta com seu corpo, presta atenção na sua respiração e isso libera serotonina, melhora seu humor, melhora a autoestima.

A mamãe que tira tempo para se cuidar também tem mais disposição para cuidar do seu bebê.

É importante, também, desmistificar um medo comum entre essas mulheres sobre amamentação e exercício físico. Muitas mães ficam preocupadas que o leite materno fique escasso devido aos exercícios. Esse é um grande mito.

Para mulheres que gostam de praticar esportes, a prática bem orientada pode inclusive ajudar na amamentação, pois uma mamãe mais relaxada, fica mais feliz e pode inclusive produzir mais leite!

Portanto, mesmo para aquelas que nunca tiveram o hábito, vale a pena realizar exercícios físicos pós-parto. Assim que o corpo mostrar-se pronto, e você sentir-se segura, vale a pena contar com esses benefícios.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.