Como manter o bem-estar da gestante durante o verão?

Como manter o bem-estar da gestante durante o verão?

O bem-estar da gestante durante o verão demanda maiores cuidados. O calor costuma agravar ainda mais os desconfortos gestacionais. A depender do estágio da gravidez, a mulher pode se sentir mais cansada, sofrer mais com os efeitos do sol e do calor, até mesmo com episódios de mal estar.

Continue até o final para saber quais cuidados tomar para manter o bem-estar da gestante durante o verão.

A importância da hidratação

Seja no cotidiano entre casa e trabalho ou durante as férias. Beber água é fundamental!

Durante o verão, a pele transpira muito mais. Além disso, a grávida precisa manter os bons níveis de líquido amniótico responsáveis pela vida intrauterina.

Daí, a importância de repor ainda mais os líquidos.

A hidratação também auxilia a prevenir tonturas, desmaios, dores de cabeça e retenção de líquidos.

Cuidado com as manchas na pele

O melasma é um problema comum entre gestantes. No verão, os cuidados devem ser ainda mais redobrados. Essas manchas costumam aparecer na pele do rosto e em outras partes do corpo e, infelizmente, só saem com procedimentos estéticos a laser. Portanto, a prevenção é fundamental.

O uso de protetor solar com fator acima de 60 é muito importante. Sempre que possível, o uso de acessórios como chapéus é indicado.

Cuide com os horários de exposição ao sol. Dê preferência às primeiras horas da manhã para a exposição para evitar as manchas.

Se estiver na praia e na piscina, reaplique o protetor solar com regularidade mínima de 2 horas.

Alimentação

A recomendação de um nutricionista pode fazer toda a diferença nessa fase. Dê preferência a alimentos leves e tenha ainda mais atenção com a questão da segurança alimentar. Não consuma alimentos de procedência duvidosa, como de ambulantes na praia.

Além do maior risco de viroses no verão, é preciso lembrar que a imunidade na gestação costuma cair consideravelmente. Evite se expor a riscos.

Leia também: Sexualidade no pós-parto

Roupas

Fique longe das roupas sintéticas responsáveis por dificultar a transpiração. Quanto mais leve, larga e solta for a roupa, mais confortável e fresquinha a gestante vai ficar.

Muito cuidado também com os biquínis. O PH da vagina da gestante está mais ácido e ainda mais propenso a proliferação de fungos, bactérias e protozoários nessa região íntima.

Por isso, a orientação é não passar muito tempo com o biquíni molhado após os banhos de mar ou piscina.

Descanse

As altas temperaturas podem agravar a sensação de exaustão da gestante. Por isso, incluir momentos para cochilos durante essa fase é tão importante.

Se não for possível durante o dia, durma uma hora a mais durante a noite. Converse com seu médico sobre as suas necessidades em relação ao descanso e peça uma orientação de acordo com a sua rotina.

Espero que este artigo ajude a entender como manter o bem-estar da gestante durante o verão.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004