Ter relação faz bem para a pele: mito ou verdade?

Ter relação faz bem para a pele: mito ou verdade?

Se você já ouviu que ter relação faz bem para a pele, saiba que é verdade, sim!

Em um primeiro momento, não vemos relação entre uma situação e outra.

No entanto, sabemos que o corpo é um todo e, sim, nossos hábitos influenciam nossa saúde e bem-estar muito mais do que podemos imaginar.

Ao entender os impactos que as relações sexuais trazem para o organismo e quais as variáveis que fazem diferença na aparência da pele, podemos entender mais sobre o porquê ter relação pode beneficiá-la.

Continue até o final do artigo para saber mais.

“Você está com uma pele boa”

Há quem pense que o brilho na pele seja relacionado ao prazer e aos sorrisos proporcionados por uma boa noite de amor. De fato, existe uma ponte aí, mas não é só isso!

As sensações de felicidade e o relaxamento proporcionados pelo sexo liberam hormônios que são altamente benéficos para a pele. Um deles é o estrógeno, que é liberado em abundância pela corrente sanguínea e está ligado ao brilho da pele e dos cabelos.

A ocitocina, bastante conhecida como “hormônio do amor”, também tem o seu papel aqui ao manter os bons níveis de colágeno, proteína relacionada à firmeza epitelial.

Outro hormônio que é liberado nesse processo é a endorfina, a qual regula o sono e o combate à depressão. Isso melhora a pele indiretamente, afinal, mau humor e sono de má qualidade também são fatores que prejudicam sua aparência.

Leia também: A importância do pré-natal para a gestação

Mais benefícios para a pele

Até aqui, você já deve ter entendido que o sexo não tem como única finalidade a reprodução. Tem tudo a ver com bem-estar e qualidade de vida!

O momento em que você expressa seus sentimentos, desejos e experimenta prazeres pode trazer muitos benefícios para todo o corpo, inclusive para a pele.

A sudorese consequente do ato favorece a limpeza dos poros, liberando toxinas que ficam acumuladas na superfície da pele.

A descarga emocional também ajuda não apenas na liberação das toxinas, mas também na textura dos lábios que podem aparentar mais cheios e viçosos.

Agora, você deve estar se perguntando…

Mas, quanto sexo é necessário?

Costumamos dizer que a qualidade é mais importante que a quantidade. Ter um parceiro de intimidade, confiança e carinho é muito importante!

Mesmo assim, sabemos que a frequência também tem o seu peso. Por isso, acreditamos que ter relações por, no mínimo, 2 vezes na semana, já muda bastante o aspecto da pele, além de todos os benefícios para o humor.

Esperamos que você entenda por que ter relação faz bem para a pele.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.