O primeiro banho no recém-nascido pode esperar!

Você quer saber se o banho no recém nascido é necessário logo ao nascer? De verdade?

Basta uma reflexão sobre quais animais recebem banho assim que deixam o útero materno… Não precisa ir longe. Cães e gatos, que fazem parte do nosso cotidiano, assim que nascem recebem apenas poucas lambidas da fêmea.

É assim com todas as espécies! Então, por que o ser humano deve receber seu primeiro banho já nas primeiras horas de vida?

Claro que, enquanto espécie, somos muito mais frágeis. Demoramos mais para começar a caminhar, a fazer nossa comunicação e até para atingir uma independência em nossas necessidades básicas.

No entanto, o momento do pós-parto é muito parecido e oferece a mesma proteção que aos outros animais. Continue até o final para entender quando é necessário dar banho no recém-nascido.

O que diz a Organização Mundial da Saúde?

A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomenda que todo recém-nascido tome seu primeiro banho somente após as primeiras 24 horas. Em países onde não é possível devido a questões culturais, a recomendação é de esperar ao menos 6 horas.

Se você já acompanha o blog, sabe que o contato da criança com a mãe assim que nasce é um dos procedimentos do parto humanizado. Nada de levá-la ao berçário! É preciso manter em contato com a pele da mãe, já no peito e esperar alguns minutos para cortar o cordão umbilical.

É nesse período de 24 horas sem banho que a criança multiplica a sua imunidade diminuindo os riscos de ter dermatite, infecções de pele e alergias. Na maior parte dos casos, quando não existe nenhum problema para a criança, o banho pode acontecer somente em casa, após a alta médica.

Como fazer esse pedido ao hospital?

Procure saber antes do parto se o hospital em que o seu filho vai nascer coloca obstáculos na hora de esperar pelo banho no recém-nascido.

Infelizmente, muitos hospitais ainda arrumam empecilhos… Apesar da recomendação por parte da OMS, existem muitos argumentos. Em um dos meus partos, precisei ouvir que o banho teria o objetivo de “proteger a equipe de enfermagem”.

Como estava no início do trabalho de parto, tive a oportunidade de mudar para um hospital que respeitasse a minha vontade. Assim, minha filha Isabela tomou o seu primeiro banho no aconchego do lar.

Preparamos um ambiente de pouca luz, aquecido e com músicas que já ouvi durante a gestação para criar um primeiro banho agradável. Leia mais sobre musicoterapia aqui.

O primeiro banho do recém-nascido pode ser assim, em casa mesmo, independente se o parto foi normal ou cesárea. O conceito de parto humanizado serve para todas as mulheres, independente do tipo de parto! Você pode saber mais neste artigo.

Eu espero que você tenha compreendido a importância do banho no recém-nascido esperar as 24 horas. Esta e outras questões relacionadas à influência do estado da gestante na formação física e psicológica do bebê serão abordadas no curso Bebê Genial.

O lançamento desse material será em breve. Não fique de fora! Acesse esta página e inscreva-se para ser avisado primeiro.

Para saber mais e conhecer a minha história, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube.

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu