Quais os benefícios do consumo de tâmaras na gestação?

Você já ouviu que o consumo de tâmaras na gestação é altamente benéfico para mãe e bebê? Essa fruta é originária do Oriente Médio. Por isso, está em nosso cardápio com pouca frequência.

Foi exatamente em sua região de origem que os seus efeitos foram estudados.

Ao final deste artigo, você vai entender por que é tão interessante o consumo de tâmaras na gestação. Aposto como vai querer incluir essa fruta na alimentação por toda a vida!

O estudo

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia analisaram 69 gestantes em gravidez de baixo risco que consumiram em média 6 tâmaras por dia depois das 36 semanas. Elas foram comparadas a um grupo de 45 grávidas que não consumiram tâmaras.

O resultado foi surpreendente. Aquelas que consumiram tâmaras regularmente apresentaram maior dilatação do colo do útero. O trabalho de parto espontâneo desencadeou em 96% do grupo que comeu tâmaras, contra apenas 79% entre o outro grupo.

Essa relação entre tâmaras e facilidade do parto é tão forte porque a fruta é rica em substâncias semelhantes à ocitocina, hormônio responsável por estimular o parto.

Assim, pode ajudar na primeira fase do trabalho de parto que é a fase latente, além de reduzir a necessidade de usar a ocitocina sintética.

Outro estudo publicado no Periódico de Obstetrícia e Ginecologia dos EUA também mostra que o consumo de tâmaras na gestação é benéfico.

Ficou comprovado que as grávidas chegam com dilatação maior ao hospital e tendem a ter trabalhos de parto mais curtos.

Leia também: Os primeiros cuidados com a gravidez para garantir saúde

Outros benefícios das tâmaras

Essa fruta asiática com sabor refinado bem característico conta com um verdadeiro arsenal de vitaminas e minerais para o seu organismo.

São ricas em zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Também são excelentes para obter níveis adequados de vitamina A, vitamina K, riboflavina, niacina, folato e tiamina. Além disso, pode conter 3 vezes a quantidade de potássio de uma banana.

Ao consumir uma tâmara por dia, você obtém benefícios como o controle da pressão arterial, melhora da saúde dos ossos e da prisão de ventre. Também fortalecem a imunidade, prevenindo problemas como resfriados e anemia.

Eu recomendo que as tâmaras façam parte do cotidiano de qualquer pessoa. Por isso, você pode continuar o consumo mesmo após o parto.

Ah, mais uma vantagem: para as lactantes, a tâmara auxilia na produção e na ejeção do leite materno. Se você nunca teve o hábito de consumir essa fruta, saiba que acabaram as desculpas para não incluir na sua lista de compras.

Eu espero que este artigo seja esclarecedor sobre os benefícios do consumo de tâmaras na gestação.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004
Fechar Menu