Quais os benefícios da música na gestação?

Os benefícios da música na gestação podem ser sentidos desde as primeiras semanas após a concepção.

A partir da 5ª semana – ou seja, logo após o primeiro mês – o bebê já é capaz de sentir as vibrações do ambiente. Com 18 semanas,seu sistema auditivo está completo.

É por isso que recomendamos para as nossas pacientes a musicoterapia desde a descoberta da gravidez. Já falamos sobre o que é musicoterapia neste artigo.

Hoje, trazemos um novo estudo que ajuda a explicar o poder das canções na voz da mamãe para acalmar o bebê.

Continue até o final e descubra mais razões para cantar ao seu filho!

O estudo

A atividade cerebral de um grupo de bebês foi monitorada por uma equipe da Universidade de Toronto enquanto ouviam suas mães cantar “Brilha, Brilha, Estrelinha”.

De acordo com o experimento, a voz das mães ativava regiões do cérebro relacionadas às emoções positivas!

E as descobertas não pararam ali. Os cientistas foram além e estudaram os efeitos da música no cérebro a longo prazo. De acordo com as evidências do estudo, a música melhora a integração multissensorial e a coordenação social dos seres humanos ao longo da vida!

Dicas para aproveitar a música com os pequenos

Você pode começar a cantar para o seu filho assim que descobrir a gestação. Se o seu parceiro puder participar desses momentos, melhor ainda.

Mesmo antes de nascer seu filho já vai reconhecer as vozes que vão orientar os seus passos por toda a vida. Se a mãe ou o pai tocarem instrumentos junto, também vale.

O mais importante é que a família curta o momento de ouvir e cantar músicas. Não existe estilo melhor ou pior. Embora existam também evidências dos benefícios da música clássica, considero a melhor música aquela que traz boas sensações para a mãe.

Quando o bebê nasce, você já comprova alguns dos resultados. Acalmar as crises de choro pode ficar muito mais fácil. Assim que a criança atingir alguma autonomia, você já pode matricular em aulas de iniciação musical. Pesquise se existe na sua cidade.

Eu espero que você se empolgue com os benefícios da música na gestação e use esse recurso para aproveitar ainda mais momentos especiais em família.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004
Fechar Menu