Um diagnóstico de câncer afeta a fertilidade?

Você já ouviu falar que um diagnóstico de câncer afeta a fertilidade?

Esse assunto nem sempre é esclarecido a todas as mulheres. Algumas, acreditam que podem ficar inférteis apenas diante de câncer no útero. Ocorre que o tratamento contra o câncer pode tornar o sonho de um bebê genial muito distantes.

No entanto, existem recursos para evitar a infertilidade diante de um diagnóstico de câncer!

Em uma pesquisa realizada com 250 mulheres brasileiras, ficou comprovado que 66% não sabiam sobre a relação entre o câncer e a infertilidade.

E o pior: até 78% dessas não sabiam das técnicas para preservação da fertilidade!

Antes de chegar à solução, vamos falar sobre os tratamentos que podem prejudicar a mulher quando desejar engravidar.

Quimioterapia

O uso de substâncias químicas para impedir o crescimento das células cancerosas pode implicar na infertilidade. Isso porque diminui a quantidade de hormônios necessários para a produção dos óvulos saudáveis nos ovários.

Radioterapia

O tratamento usa radiação para ionizante para impedir que as células do tumor mudem de tamanho ou mesmo destruí-las. Esse processo pode causar falência dos ovários e prejudicar o desenvolvimento do útero.

Cirurgias

A depender da intervenção realizada, pode ou não ter impacto na fertilidade. Procedimentos como cirurgia a laser ou conização não interferem nesse caso. No entanto, a histerectomia, que é a retirada do útero, pode impedir uma gravidez.

Leia também: Estresse e fertilidade não combinam, aponta estudo

Como preservar a fertilidade?

Diante do diagnóstico, eu recomendo que você converse com seu médico sobre o seu desejo de ser mãe. Cada caso é único! Pode ser que seu médico recomende algum método para preservar a fertilidade.

Atualmente, existem estratégias para que a mulher possa engravidar mesmo após vencer o câncer. Pode ser viável o congelamento dos óvulos-embrião ou a cirurgia ginecológica conservadora.

O mais importante é você saber que o diagnóstico de câncer não precisa ser o ponto final no desejo da mulher de ser mãe.

Eu espero que este conteúdo tenha esclarecido a você como um diagnóstico de câncer afeta a fertilidade.

Para mais dicas, siga meu Instagram e inscreva-se em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu