A importância da tranquilidade na hora do parto

A tranquilidade na hora do parto é um desafio, porém, essencial para a saúde emocional do seu bebê. Todas as emoções da mãe são repassadas ao bebê. Desde o momento da concepção até o momento do nascimento.

Há anos estudamos esse assunto e comprovamos na prática o que sempre dizemos às nossas pacientes: cuidar da saúde das emoções.

Hoje, o artigo traz mais um estudo. Este, fala especificamente das emoções da mãe durante o trabalho de parto e seus impactos na resposta ao estresse durante a vida.

O estudo

Um grupo de pesquisadores procurou ligar os níveis de cortisol da mãe durante o trabalho de parto à resposta ao estresse de seus filhos ao longo da infância. Foram 12 anos de acompanhamento.

Os filhos das mães que mais liberaram o hormônio do estresse durante o parto também eram os que mostraram respostas mais altas de cortisol em situações de falar em público ou do primeiro dia do ano letivo.

Apesar de serem situações que geram estresse normalmente nessa faixa etária de 12 anos, as crianças eram ainda mais inseguras que a média.

Como manter a tranquilidade na hora do parto?

Esse é um momento de grande ansiedade para a mamãe. Por isso, é necessário cuidar da saúde emocional para passar por essa experiência e ajudar o seu filho a nascer.

falamos aqui sobre parto humanizado, que não precisa necessariamente ser parto normal, muito menos em casa (sequer recomendamos).

O parto humanizado respeita a fisiologia do bebê e as emoções da mãe. Um ambiente com pouca luz, com o mínimo de ruído possível e temperaturas agradáveis ao bebê que recém deixou o ventre materno.

Além desses fatores, converse bastante com seu médico responsável pelo parto e estabeleça com ele uma relação de confiança. Isso vai ajudar a manter a tranquilidade na hora do parto.

Eu espero que você tenha uma boa hora. Confie no seu corpo! Vai fazer bem para você e seu bebê.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu