O anticoncepcional durante a amamentação faz algum mal?

Acreditar que usar o anticoncepcional durante a amamentação faz algum mal para a mãe ou até para a criança é bastante comum. Afinal, estamos falando de um hormônio introduzido de forma artificial ao organismo.

As dúvidas podem ser abundantes, mas, se você busca informação, vai saber como agir de acordo com o que for melhor para você e o seu bebê.

Leia também: Mitos e verdades sobre a gestação

O problema do anticoncepcional durante a amamentação

As mulheres que usam anticoncepcional durante a amamentação querem o mesmo que em outras fases da vida: evitar a gravidez. Retomar a vida sexual após ter tido um filho e mesmo enquanto o amamenta é absolutamente normal e saudável.

O tempo ideal para evitar uma nova gravidez e também para que o organismo da mulher se recupere a ponto de retomar as relações é de, no mínimo, 15 dias após o parto.

O que eu recomendo para essa fase, enquanto a mãe amamenta o bebê, são os anticoncepcionais de barreira, tal como a camisinha ou o anel vaginal. Também recomendo o DIU sem hormônio ou ainda DIU medicado apenas com progesterona.

Mas, para aquelas que desejam continuar o uso de anticoncepcional, é preciso uma conversa com o ginecologista para que ele possa receitar o medicamento correto e que não impacte negativamente na produção de leite.

Qual anticoncepcional usar?

O anticoncepcional mais recomendado para as mulheres em fase de amamentação é aquele que conta apenas com a progesterona, ou seja, sem o estrógeno que está presente na maior parte das pílulas comuns.

O problema do uso de anticoncepcional com estrógeno é que altera a qualidade do leite e até mesmo a quantidade da produção pode cair. Além disso, aumenta as chances que a mulher tenha retenção de líquidos e também os riscos de uma trombose no período pós-parto.

Há quem acredite que a amamentação em si já é um anticoncepcional. Em boa parte das mulheres, devido á intensidade de sucção do bebê, a ovulação é inibida, dificultando uma nova gravidez.

Mas isso só ocorre quando o bebê mama muitas vezes ao dia e em grandes quantidades. Além do mais, não é um método seguro nem tem como saber se este é o seu caso. Afinal, muitas mulheres engravidam mesmo enquanto amamentam sem nenhuma dificuldade.

O ideal é que você converse com seu médico para descobrir qual o melhor método para você e para a sua produção de leite materno. Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o anticoncepcional durante a amamentação.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu