Mitos e verdades sobre a gestação

Você sabe quais os mitos e verdades sobre a gestação que mais confundem as cabeças dos casais? Fique neste artigo até o final pois vamos esclarecer alguns pontos a você.

O período gestacional exige certamente cuidados específicos com a saúde e o corpo, conforme já conversamos em artigos como este sobre os primeiros cuidados com a gravidez e neste onde abordamos o que toda mulher precisa saber para uma gestação saudável.

No entanto, há questões bastante divergentes ou simplesmente mal explicadas durante as consultas médicas. Vamos falar dos mitos e verdades sobre a gestação mais comuns que ouvimos por aí.

A libido da gestante é baixa

Depende da mulher. A libido da mulher está relacionada a diversos fatores, desde o relacionamento com o parceiro até os hormônios. Como na gravidez os hormônios oscilam, pode ser que ocorra uma queda no desejo sexual.

No entanto, outros fatores podem interferir, como o estresse, os desconfortos típicos da gravidez e a relação com as mudanças do próprio corpo e a autoestima.

Fazer sexo aumenta o risco de aborto nos primeiros meses

Mito. O risco de abortar no início da gravidez por si só é muito maior, mas não existe relação com o ato sexual. As relações sexuais só podem ser vetadas pelo obstetra em caso de gestação de risco.

Em uma gravidez onde tudo ocorre normalmente, fazer sexo não prejudica em nada o bebê. Até porque, quando a gestante descobre a gravidez com cerca de dois meses, durante este período já passou por relações sexuais.

Cair durante a gravidez causa problemas no bebê

Mito. Imagine uma grande bola de pilates com água dentro. É assim que o bebê está acomodado no útero. Assim, durante uma simples queda, o que ele sente é uma leve tremida.

É preciso que a queda seja muito brusca ou um acidente bastante grave, como de carro, para que o bebê seja impactado. Em caso de quedas, a recomendação é manter a tranquilidade e procurar o médico.

Grávida não pode tomar sol

Mito, mas precisa ter cuidado. Além da proteção contra os raios ultravioleta, a gestante precisa ficar atenta às manchas que surgem durante o período da gestação devido às alterações hormonais.

Todo o corpo está vulnerável a essas manchas, portanto, não basta proteger o rosto. A recomendação é tomar sol durante os primeiros minutos da manhã ou final de tarde, com protetor solar de alto fator e apenas por 20 minutos.

Aqui, o uso de protetor solar é recomendável inclusive dentro de casa, pois até a luz artificial pode ocasionar em manchas.

Gestante não pode viajar de avião no primeiro trimestre

Mito. Se a gravidez não for de risco, as viagens de avião estão liberadas. Recomendamos que a gestante não viaje de avião a partir da 34ª semana, quando o nascimento do bebê se aproxima. Além disso, algumas companhias também restringem o embarque de gestantes a partir deste período. Portanto, é bom prestar atenção.

Esperamos ter esclarecido alguns mitos e verdades sobre a gestação. 

Até a próxima!

 

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004
Fechar Menu