Os primeiros cuidados com a gravidez para garantir saúde

Você conhece quais os primeiros cuidados com a gravidez? Muito antes da concepção do bebê, é fundamental que homens e mulheres cuidem da sua saúde a fim de garantir um filho o mais saudável possível.

Quando falamos de saúde, estamos sim nos referindo desde causas embrionárias que podem se tornar doenças futuras até má-formações sérias. Poucos sabem, mas esse tipo de situação de risco para o bebê se desenvolve logo nas primeiras semanas da gestação, quando a mulher sequer sabe que está grávida.

É por esse motivo que recomendamos o preparo do corpo da mulher para este momento especial por, no mínimo, três meses de antecedência. Assim, além de garantir que o organismo está apto a gerar um bebê saudável, ao ficar grávida o bebê está mais seguro.

Portanto, os primeiros cuidados com a gravidez começam muito antes da sua confirmação.

Cuidando do bebê antes de engravidar

Se o casal pretende aumentar a família, é recomendável que ambos passem por uma bateria de exames para saber se estão com a saúde em dia. A mulher deve garantir desde sempre boas taxas do ácido fólico, substância sempre tão receitada durante a gravidez.

Além disso, é preciso obter um diagnóstico de quais vitaminas devem ser suplementadas. A alimentação também precisa estar alinhada com o desejo de ter um bebê saudável, bem como a prática regular de exercícios físicos.

Ao eliminar os contraceptivos do cotidiano e decidir de vez pela gravidez, é importante que o casal fique relaxado. A ansiedade e a tensão pelo desejo da gestação podem adiar ou mesmo atrapalhar o sonho da gravidez.

O cortisol alto altera completamente o PH vaginal, fazendo que menos espermatozóides sobrevivam, além de interferir nas questões hormonais da mulher. Poucos sabem, mas o estresse é uma das causas mais comuns de infertilidade.

Logo, tranquilidade é tudo e quanto menos o casal esperar o bebê estará encomendado! Se o estresse realmente for problemático para os pais, é recomendável que recorram a terapias como a acupuntura, ou caminhadas, a fim de reduzir esse quadro.

Leia também: Cuidados com a pele do rosto na gravidez

O que pode ou não pode?

Ao confirmar a sonhada notícia, os primeiros cuidados com a gravidez envolvem a mudança de alguns hábitos da mamãe. Atualmente, não sabemos de algum estudo que libere alguma quantidade de álcool e cigarro que seja seguro para o bebê.

É claro que a mãe não vai contar com nenhuma consequência diretamente negativa, porém, para o pequeno que está em formação fumo e álcool são altamente prejudiciais e podem causar sérios danos.

Também recomendo que a mulher converse com o seu dermatologista para verificar quais produtos de beleza podem seguir sendo utilizados ou não. Componentes como o ácido retinóico geralmente são substituídos por outros. Em alguns casos, produtos manipulados com fórmulas específicas receitadas pelo dermatologista são a melhor alternativa.

Em relação à vaidade, ainda é interessante pontuar a questão do salto alto. Nos primeiros meses, quando a barriga ainda não está tão grande e o equilíbrio é mais fácil, é possível usar em algumas ocasiões.

No entanto, não abuse. O salto alto aumenta o risco de varizes na gestante, já que o fluxo de sangue demora mais para fazer o seu retorno ao coração. Esse caminho mais demorado também gera mudanças nos hormônios, o que atinge o bebê.

Além disso, o crescimento da barriga conforme o passar dos meses dificulta o equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas e lesões.

Espero ter ajudado você a entender quais os primeiros cuidados com a gravidez. 

Até a próxima!

Erica Mantelli

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu