A menstruação precoce é um problema que aparece cada vez de forma mais comum. Todos sabemos que a idade média da primeira menstruação caiu bastante; se em algumas décadas atrás acontecia dos 13 aos 15 anos, atualmente é difícil que a primeira menstruação venha após os 12 anos.

Antes de iniciar este artigo, eu gostaria de deixar claro que, devido a essa diminuição da idade e pelos motivos que vou explicar ao longo do texto, a menstruação deve parar de ser encarada como um marco do fim da infância.

A menina pode, sim, começar a menstruar e seguir com brincadeiras normais para sua idade. Se a menstruação chega aos 10 anos e ela gostar de brincar com suas bonecas e outros brinquedos, não existe razão para proibi-la. Ela vai deixar os brinquedos de lado assim que sentir vontade.

Hoje, vou falar sobre o que causa a menstruação precoce e alguns sinais de que a menina vai passar por esse problema.

Leia também: Quem tem endometriose pode engravidar?

O que causa a menstruação precoce?

A menstruação precoce é caracterizada pela chegada da menstruação antes dos 8 anos de idade. Se a menstruação das meninas chega cada vez mais rápido, existem muitos fatores envolvidos, em especial a alimentação e o estilo de vida.

O causador de menstruação precoce mais famoso e difundido é o hormônio das aves. Hoje, não é segredo que os frangos precisam ser abatidos muito cedo e, por isso, precisam crescer mais rápido, sendo alimentados com hormônios que aceleram o desenvolvimento das meninas..

Mas, a carne de frango está longe de ser o único problema. A própria carne de gado também conta com uma alta taxa de hormônios, já que a vaca precisa gerar bezerros o tempo todo para seguir com a produção leiteira.

Assim, ao consumir carne bovina e leite bovino, a menina também está exposta aos riscos de ter uma menstruação precoce.

Outro exemplo bastante importante é a soja, que geralmente é transgênica, por ser rica em fitoestrogênios. São substâncias que aceleram o amadurecimento sexual das meninas e, em meninos, pode retardar o aparecimento dos caracteres sexuais masculinos.

O xenoestrógeno, que é um disruptor endócrino sintético com potencial para prejudicar o sistema hormonal, está presente em muitos tipos de plásticos finos. Sabe aquele copinho plástico de café? Quando você bebe, o plástico está aquecido pela bebida, liberando a substância e também o bisfenol-A.

Sintomas e prevenção

É possível detectar a chegada da menstruação precoce ao observar o corpo da menina. Sinais como o desenvolvimento dos seios, primeiros pelos pubianos e nas axilas e odor corporal aparecem cerca de 18 meses antes da primeira menstruação.

Assim, quando os pais observam essas mudanças, é preciso que busquem auxílio médico de um pediatra a fim de que ele verifique a necessidade de encaminhar para um especialista.

Quando o risco de que a menstruação venha antes do tempo é real e confirmado, um tratamento incluindo alguns medicamentos e readequação da alimentação e do estilo de vida são prescritos para a jovem.

No entanto, caso a menina menstrue antes dos 8 anos, é preciso que a família converse abertamente sobre a puberdade também antes do tempo. Respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança é fundamental, mas a mudança no corpo pede que essa conversa seja antecipada.

Espero que este artigo ajude você a saber mais sobre a menstruação precoce. 

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) no ano de 2002. Possui Especialização / Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), concluída em 2004
Fechar Menu