O que o bebê aprende dentro do útero?

Você já se perguntou o que o bebê aprende dentro do útero? A maioria dos pais acredita que os filhos devem aprender talentos e habilidades apenas quando começam a interagir com o mundo. Outros, ainda pensam que só devem se preocupar com a educação ao iniciar a idade escolar.

E se eu te contasse que, com três semanas de formação, o seu bebê já forma a sua memória inconsciente? Nessa fase, o casal sequer sabe da gravidez. Mas, lá está ele: absorvendo todas as informações, os sentimentos e tudo o mais que seja transmitido pela sua mãe.

É por isso que tudo aquilo que o bebê aprende dentro do útero é muito importante para o seu desenvolvimento. Quero pontuar alguns quesitos que considero altamente importantes.

O relacionamento com o pai inicia no útero

Tudo que você pode ter ouvido até hoje sobre o pai conversar com o bebê durante a gestação tem fundamento, sim. É dever do pai auxiliar a companheira durante a gestação, cuidar e dar muito amor a ela e ao filho. Dessa forma, ele cria um relacionamento positivo com o bebê.

Desde o útero, a criança já associa a presença do pai às sensações que ele transmite à mãe. Quando são emoções positivas, as chances do pai ter poderes de tranquilizar o filho são maiores. Do contrário, o sentimento da criança será de desconforto e medo junto do pai. Isso é o que chamamos de reflexo condicionado.

Leia também: Bebê genial: você pode ter um.

Explorando o poder do reflexo condicionado

Como expliquei, todas as sensações transmitidas pela mãe ao bebê criam a memória inconsciente do pequeno. Independente se as emoções são boas ou ruins, o bebê sente e registra de acordo com o que a mãe transmite.

Sabendo disso, é possível inserir na memória inconsciente do bebê tudo aquilo que a família deseja. É importante ter bastante clareza nesse momento, afinal, quando o foco está naquilo que não se quer, o resultado é negativo. Para entender esse conceito é simples. Ao ler a frase: “não pense em café”, o que acontece? Você pensa em café! É assim que nossa mente funciona, e com esse bebê não é diferente.

Para as nossas pacientes da clínica, durante o pré-natal, indicamos algumas técnicas que envolvem diversas atividades. Trabalhar respiração, ouvir música, fazer relaxamentos com a mão na barriga, entre outras. Assim, ela envia amor ao bebê, o qual recebe os primeiros registros de que é amado e também se desenvolve com esses estímulos.

Espero que meu artigo ajude você a entender o que o bebê aprende dentro do útero.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu