Cuidados com a pele do rosto na gravidez

Os cuidados com a pele do rosto na gravidez são muito importantes para que você mantenha a saúde mesmo durante essa fase. Muito mais do que a pele do abdômen que estica, os cuidados com a coluna e postura e outras mudanças no corpo, a pele do rosto também merece atenção por experimentar os impactos de tantas alterações.

O aumento dos hormônios da gravidez e da circulação de sangue no corpo provocam alterações no aspecto da face. Por isso, são tão importantes os cuidados com o rosto da pele na gravidez.

Leia também: Cuidados com o corpo durante a gravidez.

Controle da oleosidade

Você já ouviu falar que a grávida tem “um brilho diferente”? O aumento da circulação sanguínea faz que a pele do rosto fique mais corada, já que os vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da pele ficam evidenciados. Isso é absolutamente normal.

Além deste fator, os hormônios fazem que a pele fique mais oleosa. O aparecimento da acne é comum no primeiro trimestre da gravidez, porém, nem de longe costumar vir com a intensidade que vemos em adolescentes.

Para controlar a acne, é recomendável lavar e tonificar o rosto assim que acordar. Uma boa loção adstringente deve ser útil para manter a oleosidade sob controle. No fim do dia, lenços próprios anti-oleosidade também ajudam.

É comum que a acne desapareça após o quarto mês de gestação. No entanto, em casos mais severos, após o primeiro trimestre a gestante pode recorrer a tratamentos como limpeza de pele e peeling de cristal. É importante contar com a orientação de um dermatologista nesses casos.

Evitando manchas

O aumento dos hormônios deixa a pele mais sensível à luz solar. Por isso, além da maior pigmentação pela circulação do sangue, podem surgir manchas avermelhadas ou amarronzadas chamadas cloasmas ou melasmas.

Não existe previsão se uma grávida vai apresentar as manchas da gravidez ou não. Por isso, a recomendação é evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios ultravioleta – das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde no horário de verão – e usar protetor solar com fator mais alto que 30 mesmo em dias nublados.

Caso apareçam as manchas, saiba que elas desaparecem cerca de quatro meses após o parto. Consulte o seu dermatologista para saber se há necessidade de usar um clareador de manchas liberado para gestantes.

São tantas mudanças trazidas pela gestação que toda atenção com o seu corpo é muito bem-vinda. Espero ter esclarecido sobre os cuidados com a pele do rosto na gravidez.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu