Cuidados com o corpo durante a gravidez

Gerar uma nova vida pede cuidados com o corpo durante a gravidez. Se você não estiver saudável, seu filho também não vai estar. O ideal é que o acompanhamento da saúde da mulher aconteça ainda antes da gravidez.

Como em muitos casos aumentar a família não era um plano, a mulher não teve tempo de garantir todos os exames de saúde em dia. Portanto, para que você leve adiante a sua gestação e garanta a saúde do seu corpo, recomendo que siga as minhas dicas. Se você está planejando a sua gravidez, minhas orientações também vão ajudá-la.

  1. Pré-natal

Escolha bem o ginecologista e o obstetra que vão te acompanhar durante este período tão importante da sua vida. O bom relacionamento entre vocês será fundamental para que a gravidez corra bem. Tudo começa no pré-natal, desde a descoberta da gravidez até o nascimento.

2. Alimentação

Entre os cuidados com o corpo durante a gravidez, uma alimentação balanceada é um dos itens mais importantes. Para quem está planejando a gravidez, eu recomendo que já inclua uma dose extra de ácido fólico na sua alimentação antes mesmo de engravidar.

A substância está presente no espinafre, no brócolis e nos vegetais folhosos de cor escura. A deficiência de ácido fólico causa a má-formação do tubo neural do bebê. É por isso que, quando a gestante não consome o suficiente na alimentação, a suplementação do ácido fólico é necessária.

Uma dieta equilibrada com verduras, frutas, carboidratos integrais e proteínas é o que eu recomendo para as gestantes que atendo. Evite o consumo de café, chás e refrigerantes, já que o excesso de cafeína contribui para o baixo peso do bebê.

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, de preferência antes mesmo da gravidez, assim como o cigarro.

3. Atividades físicas

A atividade física melhora o humor ao equilibrar os níveis de serotonina. Se você já tem o hábito de fazer exercícios, mantenha. Se não, converse com seu médico para que ele te dê uma orientação.

O exercício mais recomendável são as caminhadas leves. Esse hábito reduz o risco de diabetes e hipertensão, além de auxiliar no controle do peso.

  1. Sem automedicação

Deixe pra lá esse costume de usar remédios por conta própria. Logo na primeira consulta do pré-natal, informe ao seu médico quais remédios fazem parte da sua rotina para que ele avalie se há necessidade de pausar ou substituir a prescrição dessas substâncias.

Não tome nenhum medicamento sem a orientação do seu especialista. Todo sintoma deve ser reportado a ele.

  1. Descanse

Entre os cuidados com o corpo durante a gravidez, o descanso é fundamental. Quando a gestante fica cansada e estressada, passa ao bebê essas sensações. Experimentar técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagens nessa fase pode beneficiar mãe e filho.

Estes são os cuidados com o corpo durante a gravidez que eu recomendo. Se você não está grávida mas é um plano de curto prazo, comece a implementar essas mudanças na sua saúde agora mesmo. Hábitos saudáveis são fundamentais para a boa formação do bebê e a saúde da mulher.

Até a próxima!

Dra. Erica Mantelli

Dra. Erica Mantelli

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Fechar Menu